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"Fernand Jouteux e sua ópera “o sertão”: proposta para uma edição reconstrutiva da obra"

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Supervisor

Castagna, Paulo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Desde a chegada definitiva ao Brasil, ocorrida em 1899, o compositor franco-brasileiro Fernand Jouteux (1866-1956) se lançou a uma intensa busca no intento de conseguir um argumento nacional para a composição de uma grandiosa ópera. Quando, enfim, em 1902, trava contato como o épico livro de Euclides da Cunha (1866-1909) "Os Sertões", decide investir na confecção de um libreto, exaltando as glórias e desventuras amorosas de Antônio Conselheiro e seus fieis seguidores. Como é natural, em toda ópera de ascendência heroico-francesa, o amor é o mote inalienável. Portanto, no cerne da trama, ao invés das peripécias sócio-políticas relacionadas à "Guerra de Canudos", se concentra o malogrado romance entre o "Filho de Homem" (Antônio) e sua amada esposa Cília. O presente trabalho se propõe a reconstruir a então desfigurada partitura da ópera, uma vez que desde sua única apresentação integral - ocorrida em Dezembro de 1955, na cidade de Belo Horizonte - fatal foi o destino de todas as fontes relativas ao seu material musicográfico. Muitas das fontes, nesse sentido, foram extraviadas, dispersas ou truncadas pela ação do tempo. Como resultado, portanto, aqui se apresenta a partitura reconstruída da grande ópera nacional, fruto de árduo trabalho que durou um ano. Neste curto lapso, arrolamos, comparamos, criticamos e redimensionamos todas as fontes musicais da obra, comparando-as com os libretos (manuscritos e impressos) disponíveis, sendo possível uma reconstrução bastante próxima à vontade do compositor.

Resumo (inglês)

Since his definitive arrival in Brazil, which took place in 1899, the French-Brazilian composer Fernand Jouteux (1866-1956) embarked on an intense search in an attempt to obtain a national argument for the composition of a grandiose opera. When, finally, in 1902, he came into contact with the epic book by Euclides da Cunha (1866-1909) "Os Sertões", he decided to invest in the creation of a libretto, extolling the glories and misfortunes of Antônio Conselheiro and his faithful followers. As is natural, in every opera of heroic-French descent, love is the inalienable motto. Therefore, at the heart of the plot, instead of the socio-political adventures related to the "War of Canudos", the unsuccessful romance between the "Son of Man" (Antônio) and his beloved wife Cília. The present work proposes to reconstruct the opera's then disfigured score, since its only full performance - which took place in December 1955, in the city of Belo Horizonte - the fate of all sources relating to its musicographic material has been fatal. Many of the sources, in this sense, were lost, dispersed or truncated by the action of time. As a result, therefore, here we present the reconstructed score of the great national opera, the result of hard work that lasted a year. In this short period, we list, compare, criticize and resize all the musical sources of the work, comparing them with the librettos (manuscripts and printed) available, making it possible to create a reconstruction very close to the composer's wishes.

Descrição

Palavras-chave

Música - Análise, apreciação, Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.), Partituras - Leitura e execução, Óperas - Brasil, Jouteux, Fernand, 1866-1956

Idioma

Português

Citação

DIAS, Sérgio. "Fernand Jouteux e sua ópera “o sertão”: proposta para uma edição reconstrutiva da obra". Supervisor: Paulo Augusto Castagna. 96 f. 2025. Relatório de Pós-doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.

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