Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação física escolar: interdisciplinaridade e o htpc uma pesquisa bibliografica

dc.contributor.advisorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Costa da
dc.date.accessioned2023-12-13T14:56:23Z
dc.date.available2023-12-13T14:56:23Z
dc.date.issued2023-11-16
dc.description.abstractNeste trabalho, abordou-se a importância da interdisciplinaridade na Educação Física, enfatizando a necessidade de uma abordagem que não segmente o conhecimento, mas promova um aprendizado crítico e integrativo. Através deste estudo procurou-se averiguar se a interdisciplinaridade está presente na prática atual da Educação Física, oferecendo uma análise da situação dessa disciplina. Os objetivos deste estudo incluíram a exploração, por meio da revisão de literatura, da importância da interdisciplinaridade e a investigação de sua aplicação na prática dos professores de Educação Física Escolar. Optou-se pela metodologia de revisão de literatura, considerada apropriada para analisar o estado da arte no que diz respeito à interdisciplinaridade na Educação Física. As conclusões deste trabalho destacaram que as práticas interdisciplinares têm o potencial de aumentar o engajamento dos alunos e, em alguns casos, melhorar o aprendizado. No entanto, também ressaltaram que os professores enfrentam desafios significativos na implementação dessas abordagens, incluindo a necessidade de mais tempo na rotina docente e, em alguns casos, a falta de conhecimento necessário para implementar ações interdisciplinares. Isso aponta para a necessidade de considerar maneiras de superar esses desafios na rotina docente, bem como o desenvolvimento de programas de formação continuada para os professores.pt
dc.description.abstractIn this work, the importance of interdisciplinarity in Physical Education is addressed, emphasizing the need for an approach that does not segment knowledge, but promotes critical and integrative learning. Through this study it was discovered that interdisciplinarity is present in the current practice of Physical Education, offering an analysis of the situation of this discipline. The objectives of this study included exploring, through a literature review, the importance of interdisciplinarity and investigating its application in the practice of School Physical Education teachers. We opted for the literature review methodology, considered to analyze the state of the art with regard to interdisciplinarity in Physical Education. The conclusions of this work highlight that interdisciplinary practices have the potential to increase student engagement and, in some cases, improve learning. However, they also highlighted that teachers face important challenges in implementing these approaches, including the need for more time in the teaching routine and, in some cases, the lack of knowledge necessary to implement interdisciplinary actions. This points to the need to consider ways to overcome these challenges in the teaching routine, as well as the development of continuing education programs for teachers.en
dc.identifier.citationSILVA, Guilherme Costa da. Educação física escolar: interdisciplinaridade e o htpc uma pesquisa bibliografica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251922
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLearningsen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEducationen
dc.titleEducação física escolar: interdisciplinaridade e o htpc uma pesquisa bibliografica
dc.title.alternativeSchool physical education: interdisciplinarity and the htpc a bibliographical researchen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateBauru - FC - Educação Física

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_gc_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
473.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_gc_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
129.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: