Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os lemas de Sperner no ensino médio e uma modesta introdução à topologia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Monis, Thaís Fernanda Mendes

Coorientador

Pós-graduação

Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This study aims to take some mathematics topics that are not included at education plan to high school. These topics are fast to explain and to apply. Objectively, we discuss Sperner's Lemma for interval and for triangle. We broach the relation of this Lemma to the non-possibility of equality to certain games. Finally, we illustrate as a brilliant application of Sperner's Lemma the famous Brouwer's fixed-point theorem

Resumo (português)

Este trabalho tem como objetivo levar para o Ensino Médio alguns tópicos da Matemática que não constam em planos de ensino e que são de rápidas explicações e aplicações. Objetivamente discutiremos os Lemas de Sperner para o intervalo e para o triângulo. Abordaremos ainda a relação de tais lemas com a não possibilidade de empates para determinados jogos. Porém, apresentaremos como uma belíssima aplicação dos Lemas de Sperner o famoso Teorema do ponto fixo de Brouwer

Descrição

Palavras-chave

Mathematics - Study and teaching, Matemática - Estudo e ensino, Topologia, Jogos de estratégia (Matemática), Teoria do ponto fixo, Ensino médio, Topologia combinatoria

Idioma

Português

Como citar

AZAMBUJA, Thadeo Augusto Rocha de. Os lemas de Sperner no ensino médio e uma modesta introdução à topologia. 2014. 36 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação