Publicação: Os lemas de Sperner no ensino médio e uma modesta introdução à topologia
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Monis, Thaís Fernanda Mendes 

Coorientador
Pós-graduação
Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This study aims to take some mathematics topics that are not included at education plan to high school. These topics are fast to explain and to apply. Objectively, we discuss Sperner's Lemma for interval and for triangle. We broach the relation of this Lemma to the non-possibility of equality to certain games. Finally, we illustrate as a brilliant application of Sperner's Lemma the famous Brouwer's fixed-point theorem
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo levar para o Ensino Médio alguns tópicos da Matemática que não constam em planos de ensino e que são de rápidas explicações e aplicações. Objetivamente discutiremos os Lemas de Sperner para o intervalo e para o triângulo. Abordaremos ainda a relação de tais lemas com a não possibilidade de empates para determinados jogos. Porém, apresentaremos como uma belíssima aplicação dos Lemas de Sperner o famoso Teorema do ponto fixo de Brouwer
Descrição
Palavras-chave
Mathematics - Study and teaching, Matemática - Estudo e ensino, Topologia, Jogos de estratégia (Matemática), Teoria do ponto fixo, Ensino médio, Topologia combinatoria
Idioma
Português
Como citar
AZAMBUJA, Thadeo Augusto Rocha de. Os lemas de Sperner no ensino médio e uma modesta introdução à topologia. 2014. 36 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.