Publicação: Livro infantil digital : ilustração e prototipação
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Dick, Maurício Elias Klafke


Coorientador
Piaia, Jade Samara 

Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Design
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os livros ilustrados podem ser conceituados como livros que interligam o texto à imagem de forma que ambos se tornam fundamentais para a construção da narrativa. Além disso, são costumeiramente utilizados para o público infantil. Os livros digitais, por sua vez, ampliam as possibilidades tecnológicas de se trabalhar o conteúdo com o usuário, indo além da imagem e do texto e permitindo recursos interativos, sons e demais recursos próprios do ambiente digital. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo projetar um livro infantil digital. Para isso, utilizou-se como estrutura metodológica uma adaptação de propostas para o design de publicações digitais, incluindo a definição de fatores de influência e a sistematização do projeto em cinco eixos interligados. Como resultado, obteve-se um livro infantil digital em formato ePUB de leiaute fixo, para crianças de 8 a 9 anos, de temática socioambiental. Tratado como uma versão digital da obra "A Professora da Floresta e a Grande Serpente" de Irene Vasco, o livro traz ilustrações e uma identidade visual pertinentes para a história, de maneira a interligar a sua narrativa juntamente com o texto, explorando também possibilidades do meio digital como navegação, interação, animações e sons.
Resumo (inglês)
Picture books can be understood as books that link the text to the image in such a way that both become fundamental to the construction of the narrative. They are also commonly used by children. Digital books, on the other hand, expand the technological possibilities for working with the user, going beyond image and text and allowing for interactive resources, sounds and other features specific to the digital environment. With this in mind, the aim of this work was to design a digital children's book. To do this, an adaptation of proposals for the design of digital publications was used as a methodological framework, including the definition of influencing factors and the systematization of the project into five interconnected axes. The result was a digital children's book in ePUB format with a fixed layout, for children aged 8 to 9, with a socio-environmental theme. Treated as a digital version of Irene Vasco's “A Professora da Floresta e a Grande Serpente”, the book features illustrations and a visual identity pertinent to the story, so as to interconnect its narrative with the text, while also exploring the possibilities of the digital medium such as navigation, interaction, animations and sounds.
Descrição
Palavras-chave
Livro ilustrado, Publicações digitais, Livro infantil digital, Picture books, Digital publishing, Digital children's books
Idioma
Português
Como citar
LOPES, André Luís Cordeiro. Livro infantil digital : ilustração e prototipação. Orientador: Jade Samara Piaia; Maurício Elias Klafke Dick. 2024. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.