Publicação: Educação ambiental em praças públicas no município de Botucatu/SP
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Os espaços urbanos arborizados mostram-se cada vez mais sugestivos para atividades de educação ambiental, por estarem inseridos no contexto escolar devido a sua localização geográfica. Dessa maneira, atividades intra e extra-classes podem se alternar propiciando ao aluno e professor maior chance de transmissão dos conhecimentos através de atividades lúdicas no espaço externo. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver atividades de educação ambiental em praças públicas e também sinalizar para o professor do ensino médio e fundamental essas possibilidades, incentivando-os a exercer esse tipo de atividade extra-classe. Antes da visita à praça é ministrada aula sobre os aspectos históricos da cidade de Botucatu e da praça a ser visitada. Posteriormente, já tendo despertado interesse pelo local, nos alunos, estes são encaminhados até a praça, onde são abordados alguns aspectos de botânica e ecologia, discutindo-se entre outros assuntos, a importância da preservação ambiental na praça, na vegetação do município, do Brasil e do mundo. A praça pública, com seus prédios antigos, vegetação e animais, possibilita o envolvimento e aprendizado dos alunos, e também a abordagem interdisciplinar das áreas de humanas , exatas e biológicas . Após as atividades intra e extra-classe pode se notar através da atitude dos alunos, que as informações recebidas possibilitam uma mudança de atitude frente ao ambiente. O trabalho possibilita também o exercício da profissão para os alunos do curso de Ciências Biológicas/Licenciatura, envolvidos no projeto.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 155