Logotipo do repositório
 

Publicação:
Lógica-Simbólica e Alfabetização

dc.contributor.authorCamargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:38Z
dc.date.available2014-06-24T19:53:38Z
dc.date.issued2007-10-23
dc.description.abstractO presente artigo tenta recuperar as idéias e proposta de H.Furth (1973 ), apontando-a como mais uma opção para tentar trabalhar com as dificuldades das crianças no processo de alfabetização. O autor propõe a substituição das “escolas da linguagem” pelas “escolas do pensamento”, ou seja,substituir a opção do professor no ensino da leitura-escrita, em sua forma tradicional, de como transformar sinais gráficos em sonoros e vice-versa, por aquela do fortalecimento do pensamento, alimentando o intelecto em desenvolvimento da criança por meio de exercícios de “lógica simbólica”.Para nos embasar teoricamente, apresentamos ainda alguns aspectos da teoria psicogenética, bem como outros trabalhos realizados mais recentemente sobre o assunto, que embora “travestidos” (disfarçados) com novas roupagens, ainda encontram seus fundamentos nas obras de J.Piaget.pt
dc.description.abstractThe present article tries to recoup the ideas and the proposal of H. Furth (1973), pointing it as another option to try to work with the children’s difficulties in the alphabetization process. The author considers the substitution of “schools of the language” for “schools of the thought”, that is, to substitute the option of the teacher in the reading-writing education, in its traditional form, of how to transform graphical signals into sonorous and vice-versa, for that one of the thought consolidation, feeding the intellect in development of the child by exercises of “symbolic logic”. For theoretical basing, we still present some aspects of the psychogenetic theory, as well as other works carried through more recently on the subject, that even so “transvestite” (disguised) with new clothing, still find their beddings in the J. Piaget’s basis.en
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/763
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 67.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2007-16-28-67-77.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106834
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjectlógica simbólicapt
dc.subjectescolas da linguagempt
dc.subjectescolas do pensamentopt
dc.subjectJ.Piagetpt
dc.titleLógica-Simbólica e Alfabetizaçãopt
dc.title.alternativeLogic-Symbolic and Alphabetizationen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-8106-2007-16-28-67-77.pdf
Tamanho:
79.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format