Publicação: Um dobrado em Educação Matemática: composições junto a uma banda de música popular mineira
dc.contributor.advisor | Miarka, Roger [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cruz, Lucas Gabriel de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T11:31:09Z | |
dc.date.issued | 2025-02-27 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é motivado pelos afetos decorrentes das bandas de músicas, que são grupos sócio-artístico-culturais tradicionalmente brasileiros e de grande relevância especialmente no estado de Minas Gerais. Especificamente, trabalhou-se junto à Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, uma banda de música da cidade de Vespasiano (MG). Uma vez que esta banda é mais velha que sua própria cidade-natal, emerge o interesse de perceber as potências da Corporação Musical enquanto um elemento que é municipal-social-cultural-musical-... Assim, a pesquisa teve o objetivo de investigar potências sobre modos como as lutas, organizações, práticas e relações constituídas na Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Vespasiano (MG), podem aportar na constituição de educações matemáticas outras. Para tanto, alguns elementos movimentaram os processos metodológicos na composição desta pesquisa. São eles os afetos decorrentes da vivência junto à banda, através de uma postura cartográfica e decolonial; os levantamentos documentais, que deram indícios dos movimentos históricos da Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes; e as entrevistas com músicos e musicistas da banda, que apresentaram indícios dos efeitos produzidos por ela. A presente obra, enquanto cumpre o papel de dissertação de mestrado em Educação Matemática, assume a forma e a estrutura do estilo musical “dobrado” para propor composições que assumam a Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes e educações matemáticas e Cronopies+ e estudos culturais e músicas e... | pt |
dc.description.abstract | This research is motivated by the affections arising from music bands, which are socio-artistic-cultural groups traditionally Brazilian and of great relevance, especially in the state of Minas Gerais. Specifically, it worked with the Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, a music band from the city of Vespasiano (MG). Since this band is older than its own hometown, there emerges an interest in perceiving the powers of the Corporação Musical as an element that is municipal-social-cultural-musical-... Thus, the research aimed to investigate the powers about the ways in which the struggles, organizations, practices and relationships constituted in the Nossa Senhora de Lourdes Musical Corporation, from the city of Vespasiano (MG), can contribute to the constitution of other mathematical educations. To this end, some elements moved the methodological processes in the composition of this research. They are the affections arising from the experience with the band, through a cartographic and decolonial posture; the documentary surveys, which gave clues about the historical movements of the Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes; and the interviews with musicians and musicists of the band, which presented evidence of the effects produced by it. This work, while fulfilling the role of a master's dissertation in Mathematics Education, assumes the form and structure of the musical style "dobrado" to propose compositions that assume the Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes and mathematical educations and Cronopies+ and cultural and musical studies and... | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | |
dc.identifier.lattes | 7761119803400368 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-4735-7974 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/296205 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Matemática | pt |
dc.subject | Bandas de música | pt |
dc.subject | Cultura | pt |
dc.subject | Music band | en |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.title | Um dobrado em Educação Matemática: composições junto a uma banda de música popular mineira | pt |
dc.title.alternative | A dobrado in Math Education: composing together a popular music band from Minas Gerais | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dcterms.impact | Relaciona Educação Matemática e bandas de música, devido à relevância destes grupos em Minas Gerais. Associa-se aos ODS da ONU: o 4º, ao expandir as possibilidades para Educação de qualidade; 8º e 10º, ao reforçar a música enquanto carreira decente para as pessoas que buscarem formação gratuita e inclusiva; e 11º, ao fortalecer o patrimônio cultural. | pt |
dcterms.impact | This project connects mathematics education with music bands, highlighting the significance of these groups in Minas Gerais. It aligns with the UN Sustainable Development Goals: 4th by expanding opportunities for quality education; 8th and 10th by promoting music as a respectable career path for individuals seeking free and inclusive training; and 11th by strengthening cultural heritage. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | 2784ae4b-54f4-440d-b1ce-3d49aa9d0f87 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2784ae4b-54f4-440d-b1ce-3d49aa9d0f87 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Matemática - IGCE | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos | pt |
unesp.researchArea | Filosofia e epistemologia na educação matemática | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: