Publicação: Potencial formativo dos casos de ensino na perspectiva docente
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Sarti, Flavia Medeiros 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo investigou o potencial formativo que professores da Educação Básica atribuem
aos casos de ensino, quando empregados como recurso para estimular a reflexão docente em
situação de formação em serviço. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem
como referencial empírico uma escola municipal localizada no interior de São Paulo, na qual
é implementado um projeto de formação docente ligado ao Programa Núcleos de Ensino da
UNESP. Objetivou-se investigar aspectos relativos ao trabalho com casos de ensino junto aos
professores da escola, em reuniões coletivas (HTPC). Para isso, foram entrevistadas 3
docentes que participaram da experiência formativa envolvendo casos de ensino, tendo por
norte as seguintes questões: os professores participantes consideram que as intervenções
formativas realizadas, por meio da elaboração e análise de casos de ensino, favorecem
processos reflexivos, investigativos e, consequentemente, formativos do ponto de vista
profissional? Que elementos os professores identificam como sendo formativos no trabalho
com os casos de ensino? Que percepções sobre a docência emergem, para os professores, na
experiência formativa com os casos? Os principais resultados demonstram que as docentes
apontam a utilização de casos de ensino como capazes de proporcionar a reflexão sobre as
práticas que desenvolvem, contribuindo para a formação de um professor reflexivo. Ainda, os
casos foram apontados como um recurso capaz de promover a identificação de princípios
pedagógicos presentes nas práticas, promovendo a compreensão do professor sobre seu
trabalho. Nesse sentido, estes ainda foram retratados como um excelente facilitador da
integração entre a atividade prática e os saberes teóricos nelas envolvidos. Dessa forma, os
casos de ensino se apresentaram como um recurso que contribui para a formação dos saberes
ligados à docência dado o seu valor formativo, reflexivo e investigativo.
Resumo (inglês)
This study investigated the training potential that Basic Education teachers attribute to
teaching cases when used as a resource to stimulate teacher reflection in a situation of
in-service training. This is qualitative research that has as empirical reference a municipal
school located in the interior of São Paulo, in which a teacher training project linked to the
UNESP Teaching Nucleus Program is implemented. The objective was to investigate aspects
related to working with teaching cases with school teachers, in collective meetings (HTPC).
For this, 3 teachers who participated in the training experience involving teaching cases were
interviewed, having as a guide the following questions: the participating teachers consider that
the training interventions carried out, through the elaboration and analysis of teaching cases,
favor reflective, investigative processes and, consequently, formative from a professional
point of view? What elements do teachers identify as formative in working with teaching
cases? What perceptions about teaching emerge, for teachers, in the formative experience
with the cases? The main results demonstrate that the teachers point to the use of teaching
cases as capable of providing a reflection on the practices they develop, contributing to the
formation of a reflective teacher. Still, the cases were pointed out as a resource capable of
promoting the identification of pedagogical principles present in the practices, promoting the
teacher's understanding of his work. In this sense, they were still portrayed as an excellent
facilitator of the integration between the practical activity and the theoretical knowledge
involved in them. In this way, the teaching cases are presented as a resource that contributes
to the formation of knowledge related to teaching, given their formative, reflective and
investigative value.
Descrição
Palavras-chave
Professores Formação, Educação, Casos de ensino, Formação de professores, Trabalho docente, Education, Teacher training, Teaching cases, Teaching work
Idioma
Português