Logotipo do repositório
 

Publicação:
A teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação SEADE

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O artigo trata das principais forças em filosofia da educação no Ocidente Moderno e Contemporâneo. Particularmente, destaca a posição do Brasil nos últimos anos, dado que localiza na contribuição de Paulo Freire, junto com o alemão Herbart e com o norte-americano Dewey, a formulação das linhas mestras da pedagogia moderna. O texto também faz menção ao trabalho atual do neopragmatismo, sob o qual nasce a filosofia da educação inspirada nos filósofos norte americanos Richard Rorty e Donald Davidson, que revolucionam atualmente não só a filosofia mas seus campos aplicados, como o direito, a religião, a política e, como não poderia deixar de ser, a educação.

Descrição

Palavras-chave

filosofia da educação, história da educação, modernidade

Idioma

Português

Como citar

São Paulo em Perspectiva. Fundação SEADE, v. 14, n. 2, p. 32-36, 2000.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação