Logotipo do repositório
 

Publicação:
As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem

dc.contributor.advisorTezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.authorPortes, Suzana Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-04-18T19:52:03Z
dc.date.available2017-04-18T19:52:03Z
dc.date.issued2016-12-19
dc.description.abstractEsta pesquisa surgiu diante do reconhecimento de que, vivemos em uma era tecnológica e crianças que chegam à escola, os denominados nativos digitais, apresentam grande familiaridade com as tecnologias que se traduz na facilidade no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). De acordo com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) em considerável número de escolas públicas há a presença de laboratórios de informática equipados por computadores ou notebook, sem, entretanto, a garantia de uso eficaz atrelado ao currículo. Pretendemos, com o presente trabalho, auxiliar professores por meio do desenvolvimento de uma sequência didática apoiada no uso das TDIC disponíveis nas escolas como: o computador, tablets, netbooks, câmera digital, internet banda larga. Nossa pesquisa, portanto, é uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante e experimental, realizada com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I. Efetuamos, portanto, o seguinte percurso metodológico: 1) revisão bibliográfica; 2) questionário inicial com alunos envolvidos; 3) construção da sequência didática que utilize as TDIC como ferramenta pedagógica; 4) aplicação da sequência com os alunos; 5) considerações e avaliação sobre a sequência didática; 6) questionário final com alunos envolvidos; 7) análise dos dados e possíveis cruzamentos. Verificamos com esses passos que os estudantes puderam superar o uso ingênuo e sem preparo das TDIC, demonstrando-se ativos nos procedimentos adotados e com a possiblidade de serem autores de seus próprios conhecimentos, favorecendo assim a articulação das TDIC ao currículo e ao processo de ensino e aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis research has emerged on the recognition that we live in a technological age and children who come to school, the so-called digital natives, have great familiarity with the technologies that translates into ease-of-use of Digital information and Communication Technologies (TDIC). According to the National Program technology education (ProInfo) in considerable number of public schools for the presence of computer labs equipped for computers or notebook, without, however, guaranteeing effective use tied to curriculum. We want, with this work, help teachers through the development of a didactic sequence supported the use of TDIC available in schools such as: computer, tablets, netbooks, digital cameras, broadband internet. Our research, therefore, is a qualitative research of type end and experimental, performed with 4th grade students of the elementary school (I). we have carried out, therefore, the following methodological path: 1) literature review; 2) initial questionnaire with students involved; 3) construction of didactic sequence using the TDIC as pedagogical tool; 4) application of the sequence with the students; 5) considerations and evaluation on the teaching sequence; 6) final questionnaire with students involved; 7) data analysis and possible crossings. We check with these steps that students have been able to overcome the use naive and unprepared of TDIC, demonstrating active in procedures adopted and with the possibility to be authors of their own knowledge, favoring thus the articulation of the TDIC to curriculum and the teaching and learning process.en
dc.identifier.aleph000884307
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150323
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectNativos digitaispt
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt
dc.subjectSequência didáticapt
dc.subjectProcessos de ensino e aprendizagempt
dc.subjectDigital nativesen
dc.subjectDigital information and communication technologiesen
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectTeaching and learning processesen
dc.titleAs tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagempt
dc.title.alternativeThe digital information and communication technologies in teaching practice: contributions to the teaching and learning processen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
portes_sa_me_bauru.pdf
Tamanho:
4.58 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: