Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um estudo de avaliações de matemática na Escola de Minas de Ouro Preto de 1876 a 1891

dc.contributor.advisorNobre, Sergio Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Davidson Paulo Azevedo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-02-14T18:13:53Z
dc.date.available2020-02-14T18:13:53Z
dc.date.issued2020-01-31
dc.description.abstractEste trabalho de tese tem caráter historiográfico e visa contribuir para uma lacuna existente nas pesquisas brasileiras em relação à matemática superior e a seu ensino no Brasil durante o século XIX. Analisamos, assim, essa disciplina na Escola de Minas de Ouro Preto, fundada, em 1876, pelo geólogo francês Henry Claude-Gorceix (1842-1919). Para isso, apresentamos provas escritas dos primeiros exames de admissão na instituição, bem como algumas resoluções pelos candidatos. Além disso, enunciados e resoluções de provas de Trigonometria, álgebra e geometria são descritos e triangulados com cartas trocadas pelo diretor francês e o imperador Dom Pedro II, além de notícias de jornais e livros didáticos que podem ter sido utilizados. Desse modo, ao longo do texto, o leitor poderá observar o que era e como se resolviam exercícios de Trigonometria, por exemplo, calcular a tangente de 2º com o uso de uma tabela de logaritmos. Encontrar máximos e mínimos de funções fracionárias por meio do Cálculo Diferencial antes mesmo do ingresso no ensino superior. Além de enunciados e resoluções de Álgebra e Geometria Plana. Os resultados são, por fim, comparados à Metáfora da Bacia Hidrográfica nas investigações em História da Matemática nas quais são apresentados pontos de convergência e divergência em relação á essa metáfora, sobretudo em relação as contribuições de Gorceix ao ensino e a pesquisa no território brasileiro.pt
dc.description.abstractThis work has historiographic character and aims to contribute to a gap in brazilian research regarding higher mathematics and its teaching during the nineteenth century. In order to do so, we analyzed this discipline at the “Escola de Minas de Ouro Preto”, founded in 1876 by the French geologist Henry Claude-Gorceix (1842-1919). We present besides written evidence of the first entrance exams in the institution, some resolutions by the candidates. In addition, statements and resolutions of trigonometry, algebra, and geometry tests are described and triangulated with letters exchanged between the French director and Dom Pedro II, as well as newspaper and textbook that may have been used. Thus, throughout the text, the reader can observe what it was and how trigonometry exercises were solved, for example, calculating the tangent of 2° using a logarithm table. Find maximum and minimum of fractional functions through Differential Calculus even before entering higher education. In addition to statements and resolutions of Algebra and Geometry. Finally, the results are compared to the basin methapor in the investigations in History of Mathematics in which points of convergence and divergence in relation to this metaphor are presented, especially in relation to Gorceix's contributions to teaching and research in the Brazilian territory.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.aleph000928971
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191603
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistória da matemáticapt
dc.subjectHistória da educação matemáticapt
dc.subjectEscola de Minaspt
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectSchool of Miningen
dc.subjectHistory of mathematics educationen
dc.titleUm estudo de avaliações de matemática na Escola de Minas de Ouro Preto de 1876 a 1891pt
dc.title.alternativeA study from mathematics tests at School of Mine of Ouro Preto from 1876 to 1891en
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaRelações entre História e Educação Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_dpa_dr_rcla.pdf
Tamanho:
3.69 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: