Logo do repositório
 

A Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal a Voz da Raça: uma proposta de sequência didática.

dc.contributor.advisorTeixeira, Paulo Eduardo ( UNESP)
dc.contributor.authorNorato, Célia Regina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-04-16T12:50:39Z
dc.date.issued2025-03-10
dc.description.abstractO racismo ainda se faz presente na escola, mesmo que de forma velada, visto como uma prática não recomendável e que não colabora com a consolidação da cidadania. No século XXI, ainda é possível ver práticas racistas que não respeitam o valor e a grandeza da negritude e que muito menos reconhecem a diversidade social. O objetivo geral do estudo consiste em trabalhar a temática do racismo, a partir da realização de uma sequência didática sobre a imprensa negra paulistana da década dos anos 1930. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo bibliográfica, explicativa, exploratória e mista, pois envolve aspectos da pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa ação, pois foi construído um plano de aula sobre a FNB, envolvendo as disciplinas de Sociologia e História de acordo com as habilidades propostas no currículo da Educação Básica do Ensino Médio do estado de São Paulo. Além disso, o estudo é focado na realidade social da cidade de São Paulo na década de 1930, com ênfase especial para o jornal negro A Voz da Raça. A população participante foi de alunos do segundo ano de uma escola de ensino médio situada em São Paulo. Com o desenvolvimento desta atividade, busca-se trabalhar junto aos estudantes a temática do racismo, por meio de um olhar sobre o passado, com vistas a compreender esta problemática social que ainda persiste na sociedade contemporânea. Como resultado, o estudo pleiteia propor uma reflexão aos alunos participantes da atividade proposta sobre o racismo na escola, não somente para contribuir para a formação destes alunos, mas também para a valorização da cultura da negritude, a qual por vezes é pouco reconhecida no contexto social nacional.pt
dc.description.abstractRacism is still present in schools, even if in a veiled form, seen as an undesirable practice that does not contribute to the consolidation of citizenship. In the 21st century, it is still possible to see racist practices that do not respect the value and greatness of blackness and that do not even recognize social diversity. The general objective of the study is to address the issue of racism, based on the creation of a didactic sequence on the black press in São Paulo in the 1930s. Regarding the methodological procedures, the research is bibliographic, explanatory, exploratory and mixed, as it involves aspects of qualitative research, with a focus on action research, as a lesson plan was created on the FNB, involving the subjects of Sociology and History in accordance with the skills proposed in the curriculum of Basic Education of High School in the state of São Paulo. In addition, the study focuses on the social reality of the city of São Paulo in the 1930s, with special emphasis on the black newspaper A Voz da Raça. The participating population was made up of second-year students from a high school located in São Paulo. The development of this activity seeks to work with students on the theme of racism, through a look at the past, with a view to understanding this social problem that still persists in contemporary society. As a result, the study seeks to propose a reflection to the students participating in the proposed activity on racism in school, not only to contribute to the education of these students, but also to the appreciation of the culture of blackness, which is sometimes little recognized in the national social context.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes25016016039P8
dc.identifier.citationNORATO, Célia Regina. A Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal A Voz da Raça. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.
dc.identifier.lattes1066871763161764
dc.identifier.orcid0009-0007-5322-4170
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/296473
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectImprensa negrapt
dc.subjectNegros e comunicação de massapt
dc.subjectRacismopt
dc.subjectDiscriminação racialpt
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectBlack Pressen
dc.subjectBlacks and mass mediaen
dc.subjectRacismen
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectRace discriminationen
dc.titleA Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal a Voz da Raça: uma proposta de sequência didática.pt
dc.title.alternativeThe Brazilian Black Front and its relationship with integralism based on the newspaper A Voz da Raça: a proposal for a didactic sequence.en
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication7ae955e1-33b2-4edf-9e1d-6466dceebf0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7ae955e1-33b2-4edf-9e1d-6466dceebf0e
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramSociologia em Rede Nacional - FFCpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.researchAreaNão Constapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
norato_cr_me_mar.pdf
Tamanho:
5.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: