A Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal a Voz da Raça: uma proposta de sequência didática.
dc.contributor.advisor | Teixeira, Paulo Eduardo ( UNESP) | |
dc.contributor.author | Norato, Célia Regina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T12:50:39Z | |
dc.date.issued | 2025-03-10 | |
dc.description.abstract | O racismo ainda se faz presente na escola, mesmo que de forma velada, visto como uma prática não recomendável e que não colabora com a consolidação da cidadania. No século XXI, ainda é possível ver práticas racistas que não respeitam o valor e a grandeza da negritude e que muito menos reconhecem a diversidade social. O objetivo geral do estudo consiste em trabalhar a temática do racismo, a partir da realização de uma sequência didática sobre a imprensa negra paulistana da década dos anos 1930. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo bibliográfica, explicativa, exploratória e mista, pois envolve aspectos da pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa ação, pois foi construído um plano de aula sobre a FNB, envolvendo as disciplinas de Sociologia e História de acordo com as habilidades propostas no currículo da Educação Básica do Ensino Médio do estado de São Paulo. Além disso, o estudo é focado na realidade social da cidade de São Paulo na década de 1930, com ênfase especial para o jornal negro A Voz da Raça. A população participante foi de alunos do segundo ano de uma escola de ensino médio situada em São Paulo. Com o desenvolvimento desta atividade, busca-se trabalhar junto aos estudantes a temática do racismo, por meio de um olhar sobre o passado, com vistas a compreender esta problemática social que ainda persiste na sociedade contemporânea. Como resultado, o estudo pleiteia propor uma reflexão aos alunos participantes da atividade proposta sobre o racismo na escola, não somente para contribuir para a formação destes alunos, mas também para a valorização da cultura da negritude, a qual por vezes é pouco reconhecida no contexto social nacional. | pt |
dc.description.abstract | Racism is still present in schools, even if in a veiled form, seen as an undesirable practice that does not contribute to the consolidation of citizenship. In the 21st century, it is still possible to see racist practices that do not respect the value and greatness of blackness and that do not even recognize social diversity. The general objective of the study is to address the issue of racism, based on the creation of a didactic sequence on the black press in São Paulo in the 1930s. Regarding the methodological procedures, the research is bibliographic, explanatory, exploratory and mixed, as it involves aspects of qualitative research, with a focus on action research, as a lesson plan was created on the FNB, involving the subjects of Sociology and History in accordance with the skills proposed in the curriculum of Basic Education of High School in the state of São Paulo. In addition, the study focuses on the social reality of the city of São Paulo in the 1930s, with special emphasis on the black newspaper A Voz da Raça. The participating population was made up of second-year students from a high school located in São Paulo. The development of this activity seeks to work with students on the theme of racism, through a look at the past, with a view to understanding this social problem that still persists in contemporary society. As a result, the study seeks to propose a reflection to the students participating in the proposed activity on racism in school, not only to contribute to the education of these students, but also to the appreciation of the culture of blackness, which is sometimes little recognized in the national social context. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.identifier.capes | 25016016039P8 | |
dc.identifier.citation | NORATO, Célia Regina. A Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal A Voz da Raça. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025. | |
dc.identifier.lattes | 1066871763161764 | |
dc.identifier.orcid | 0009-0007-5322-4170 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/296473 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Imprensa negra | pt |
dc.subject | Negros e comunicação de massa | pt |
dc.subject | Racismo | pt |
dc.subject | Discriminação racial | pt |
dc.subject | Escolas públicas | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Sociologia | pt |
dc.subject | Black Press | en |
dc.subject | Blacks and mass media | en |
dc.subject | Racism | en |
dc.subject | Public schools | en |
dc.subject | Race discrimination | en |
dc.title | A Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal a Voz da Raça: uma proposta de sequência didática. | pt |
dc.title.alternative | The Brazilian Black Front and its relationship with integralism based on the newspaper A Voz da Raça: a proposal for a didactic sequence. | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | 7ae955e1-33b2-4edf-9e1d-6466dceebf0e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7ae955e1-33b2-4edf-9e1d-6466dceebf0e | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Sociologia em Rede Nacional - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Sociologia | pt |
unesp.researchArea | Não Consta | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: