Publicação: Vídeos curtos e seres-humanos-com-midias sob a perspectiva da teoria da atividade
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Borba, Marcelo de Carvalho
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este relatório apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), com foco na análise do uso de vídeos curtos, no formato TikTok, no ensino de matemática. O estudo investigou os processos de aceleração do mundo contemporâneo, explorou o funcionamento da rede social TikTok e analisou conteúdos matemáticos divulgados na plataforma, utilizando a Teoria da Atividade e o construto Seres-Humanos-Com-Mídias como referenciais teóricos. A pesquisa contou com discussões aprofundadas no GPIMEM, participação em eventos acadêmicos, como o Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática e o Simpósio Internacional de Educação Matemática, além da produção de artigos científicos e um livro. Os resultados indicam que os vídeos curtos podem ser recursos pedagógicos eficazes quando inseridos de maneira planejada no ensino de matemática. O estudo destaca a relevância do GPIMEM como espaço de colaboração científica e sugere futuras investigações sobre o impacto das mídias digitais na aprendizagem matemática.
Resumo (inglês)
This report presents the results of the research conducted within the Research Group on Informatics, Other Media, and Mathematics Education (GPIMEM), focusing on the analysis of the use of short videos, in the TikTok format, in mathematics education. The study investigated the acceleration processes of the contemporary world, explored the functioning of the TikTok social network, and analyzed mathematical content shared on the platform, using Activity Theory and the Humans-With-Media construct as theoretical references. The research included in-depth discussions at GPIMEM, participation in academic events such as the Digital Video and Mathematics Education Festival and the International Symposium on Mathematics Education, as well as the production of scientific articles and a book. The results indicate that short videos can be effective pedagogical resources when strategically integrated into mathematics teaching. The study highlights GPIMEM’s relevance as a space for scientific collaboration and suggests future investigations into the impact of digital media on mathematics learning.
Descrição
Palavras-chave
Seres-humanos-com-mídias, Vídeos curtos, Humans-with-media, Teoria da atividade, Activity theory, Short videos
Idioma
Português