Publicação:
Currículo apostilado no ensino fundamental: a visão dos profissionais do magistério

dc.contributor.authorSoares, Mariana Padovan Farah [UNESP]
dc.contributor.authorMilitão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Mendes da [UNESP]
dc.contributor.authorMelo, Damaris Caroline Quevedo de [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Daniela [UNESP]
dc.contributor.authorMiralha, Mayara Faria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:18Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:18Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA adoção de sistemas apostilados de ensino privados por municípios configura-se como uma recente e crescente tendência no Estado de São Paulo, fortemente impulsionada pelo contemporâneo processo de municipalização do ensino fundamental. O trabalho em tela tem como objetivo identificar e analisar a percepção de professores e equipe gestora de uma determinada unidade escolar acerca da adoção e implementação de sistema apostilado privado numa rede municipal de ensino do interior paulista, a fim de desvelar suas razões, características e seus desdobramentos. Para tanto, se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre a temática e realização de entrevistas semiestruturadas com doze sujeitos. Os resultados da pesquisa realizada demonstram que a adoção de sistema apostilado no município foi motivada pela precariedade/falta de experiência municipal para responder às novas e crescentes demandas educacionais assumidas e ocorreu à revelia da opinião/anuência dos profissionais do magistério. Os resultados mostram, também, que da consolidação de tal parceria decorrem consequências indesejáveis para a educação/escola pública, como: aquisição e utilização de material didático com fragilidades conceituais e pedagógicas; ônus aos cofres públicos pela situação de duplo pagamento por materiais didáticos (apostilas e livros didáticos); e padronização/homogeneização de currículos/conteúdos escolares, com a correspondente restrição da autonomia escolar e docente. Por fim, revela a majoritária preferência dos sujeitos da pesquisa pelo uso do livro didático em detrimento do material apostilado de ensino, que “engessa” o trabalho pedagógico do professor.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent10751-10763
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10751-10763
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10751-10763.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141748
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSistema apostilado de ensinopt
dc.subjectMaterial apostiladopt
dc.subjectPadronização curricularpt
dc.titleCurrículo apostilado no ensino fundamental: a visão dos profissionais do magistériopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

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