Publicação: Effect of Coriolis acceleration on the span-wise vorticity field over a wind-turbine airfoil
dc.contributor.author | Rodrigues, Pedro Trombini [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gennaro, Elmer Mateus [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Daniel Sampaio [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T21:10:36Z | |
dc.date.available | 2022-07-12T21:10:36Z | |
dc.date.issued | 2022-06-30 | |
dc.description.abstract | The rotation is known to reduce the volume of the region of separated flow on inboard sections of horizontal-axis wind turbine blades. This reduction is frequently attributed to centrifugal pumping. However, recent investigations on the rotational stabilization of leading-edge vortex suggest that the radial transport of vorticity may not be the dominant mechanism limiting the vortex circulation on inboard sections of insect wings. For such low-Reynolds number, the effect of the tangential component of the Coriolis force destroys radial vorticity, limiting the growth of the leading-edge vortex and stabilizing it. However, to the best knowledge of the authors, the contribution of such a phenomenon to the rotational augmentation observed in wind turbines has not been assessed. We employed quasi-3D simulations to investigate the role of the Coriolis acceleration to the balance of span-wise vorticity within the region of separated flow on the upper surface of wind-turbine-blade sections at high angles of attack. The destruction rate of radial vorticity due to Coriolis acceleration was most significant in the free shear layer on the upper boundary of the separated-flow region. Moreover, it is shown that its integrated effect may be comparable to the rate of vorticity flowing in the recirculation region from the boundary layer. Therefore, the mechanism may be relevant to rotational augmentation observed in inboard sections of wind-turbines blades. | en |
dc.description.abstract | A rotação é conhecida por reduzir o volume da região de escoamento separado em seções próximas à raiz de pás de turbina eólica de eixo horizontal. Essa redução é frequentemente atribuída ao bombeamento centrífugo. No entanto, recentes investigações acerca da estabilização de vórtices de bordo de ataque sugerem que o transporte radial de vorticidade pode não ser o mecanismo dominante que limita a circulação do vórtice em seções próximas à raiz de asas de inseto. Para tal condição de escoamento a baixo Reynolds, o efeito da componente tangencial da força de Coriolis destrói a componente radial da vorticidade, limitando o crescimento do vórtice de bordo de ataque, estabilizando-o. Entretanto, com o melhor conhecimento dos autores, a contribuição de tal fenômeno para o aumento rotacional observado em turbinas eólicas ainda não foi avaliada. No trabalho descrito aqui, foram empregadas simulações quasi-3D a fim de investigar o papel da aceleração de Coriolis para o balanço da componente radial da vorticidade dentro da região de escoamento separado no extradorso de seções de pá de turbina eólica a elevados ângulos de ataque. A taxa de destruição da componente radial da vorticidade devido à aceleração de Coriolis foi mais significativa na camada cisalhante livre sobre a fronteira acima da região de escoamento separado. Além disso, é mostrado que seu efeito integrado pode ser comparável à vazão da componente radial de vorticidade fluindo para a região de recirculação a partir da camada limite. Portanto, o mecanismo pode ser relevante para o aumento rotacional observado em seções próximas à raiz de pás de turbinas eólicas. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia de São João da Boa Vista | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 20/10972-3 | |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 22/02812-1 | |
dc.description.version | Versão final do editor | |
dc.identifier.citation | AIAA AVIATION 2022 FORUM, 2022 | |
dc.identifier.doi | 10.2514/6.2022-3992 | |
dc.identifier.lattes | 4793283475197340 | |
dc.identifier.lattes | 5153133418311775 | |
dc.identifier.lattes | 6572970745392149 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-0756-5800 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1074-396X | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-2350-4768 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/235580 | |
dc.language.iso | eng | |
dc.publisher | AIAA | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Energia eólica | pt |
dc.subject | Aerodinâmica | pt |
dc.subject | Fluidodinâmica computacional | pt |
dc.subject | Camada limite turbulenta | pt |
dc.title | Effect of Coriolis acceleration on the span-wise vorticity field over a wind-turbine airfoil | en |
dc.title.alternative | Efeito da aceleração de Coriolis no campo de vorticidade sobre uma seção de pá de turbina eólica | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vista | pt |
unesp.department | Engenharia Aeronáutica - FESJBV | pt |
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