Logotipo do repositório
 

Publicação:
Marx e Piaget: aproximações teóricas e epistemológicas

dc.contributor.authorDongo-montoya, Adrian Oscar
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:28:01Z
dc.date.available2018-11-12T17:28:01Z
dc.date.issued2018-03-01
dc.description.abstractAbstract: The present paper aims at showing the closeness between Piaget’s and Marx’s thoughts concerning basic theory and epistemology issues of sociological research. Specifically, about the way both authors study the relation between these parts and the whole social aspects, the relation between the material action and social representation, the relation between sync and diachrony and finally the relation between scientific and ideological activities. In such perspective, it will be analyzed Piaget’s studies regarding sociology and his agreement points with Marx’s thesis. The results of such research prove the existence of real nearness between both thoughts and what was analyzed.en
dc.description.abstractEste estudo propõe mostrar as aproximações do pensamento de Piaget com o de Marx em função da pesquisa sociológica de ambos os autores. Essas aproximações se manifestam nisto: as relações entre as partes e o todo societário, as relações entre a ação material e as representações sociais, as relações entre a sincronia e a diacronia e o papel das centrações e descentrações na formação das representações individuais e coletivas. Nessa perspectiva, analisaremos principalmente os estudos de Piaget sobre tais questões. Não deixaremos de analisar alguns estudos do próprio Marx e de seus seguidores sobre questões análogas, a fim de verificar supostas aproximações. Os resultados da nossa pesquisa evidenciam aproximações teóricas entre ambos os autores.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent7-22
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623660803
dc.identifier.citationEducação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 43, n. 1, p. 7-22, 2018.
dc.identifier.doi10.1590/2175-623660803
dc.identifier.fileS2175-62362018000100007.pdf
dc.identifier.issn2175-6236
dc.identifier.scieloS2175-62362018000100007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158030
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação & Realidade
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPiaget’s Thoughten
dc.subjectMarx’s Thoughten
dc.subjectAction and Representationen
dc.subjectSynchrony and Diachronyen
dc.subjectScience and Ideologyen
dc.subjectPensamento de Piagetpt
dc.subjectPensamento de Marxpt
dc.subjectAção e Representaçãopt
dc.subjectSincronia e Diacroniapt
dc.subjectCiência e Ideologiapt
dc.titleMarx e Piaget: aproximações teóricas e epistemológicaspt
dc.title.alternativeMarx and Piaget: theoretical and epistemological approachesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2175-62362018000100007.pdf
Tamanho:
187.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções