Logotipo do repositório
 

Publicação:
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.authorSilva, Ana Paula de Castro
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:40Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:40Z
dc.date.issued2011-03-01
dc.description.abstractOBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagempt
dc.description.abstractPURPOSE: To verify the effectiveness of a phonological remediation program in students with learning difficulties. METHODS: Forty students from 2nd to 4th grades, from both genders, ranging from eight years and one month to 12 years old, were divided into two groups: Group 1 (G1), composed by 20 students with learning disabilities; and Group 2 (G2), composed by 20 students without learning disabilities. The Cognitive-Linguistic Performance Test and the oral reading and comprehension were applied in pre-test and post-test situations in all students. After the pre-test, only the students from Group 1 were submitted to the phonological remediation program. RESULTS: After the phonological remediation program, Group 1 presented differences for reading abilities, auditory and visual processing, and processing speed, evidenced by superior performance in the post-testing situation. CONCLUSION: The phonological remediation program was efficient to the development of cognitive-linguistic skills and reading and text comprehension of students with learning difficultiesen
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent13-20
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100006
dc.identifier.citationJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 13-20, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S2179-64912011000100006
dc.identifier.fileS2179-64912011000100006.pdf
dc.identifier.issn2179-6491
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS2179-64912011000100006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10789
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt
dc.subjectEstudantespt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectReabilitaçãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectRehabilitationen
dc.subjectReadingen
dc.titlePrograma de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagempt
dc.title.alternativePhonological remediation program in students with learning difficultiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2179-64912011000100006.pdf
Tamanho:
172.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: