Publicação: Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula de Castro | |
dc.contributor.author | Capellini, Simone Aparecida [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:31:40Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T13:31:40Z | |
dc.date.issued | 2011-03-01 | |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagem | pt |
dc.description.abstract | PURPOSE: To verify the effectiveness of a phonological remediation program in students with learning difficulties. METHODS: Forty students from 2nd to 4th grades, from both genders, ranging from eight years and one month to 12 years old, were divided into two groups: Group 1 (G1), composed by 20 students with learning disabilities; and Group 2 (G2), composed by 20 students without learning disabilities. The Cognitive-Linguistic Performance Test and the oral reading and comprehension were applied in pre-test and post-test situations in all students. After the pre-test, only the students from Group 1 were submitted to the phonological remediation program. RESULTS: After the phonological remediation program, Group 1 presented differences for reading abilities, auditory and visual processing, and processing speed, evidenced by superior performance in the post-testing situation. CONCLUSION: The phonological remediation program was efficient to the development of cognitive-linguistic skills and reading and text comprehension of students with learning difficulties | en |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia | |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | |
dc.format.extent | 13-20 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100006 | |
dc.identifier.citation | Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 13-20, 2011. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S2179-64912011000100006 | |
dc.identifier.file | S2179-64912011000100006.pdf | |
dc.identifier.issn | 2179-6491 | |
dc.identifier.lattes | 9057316530389548 | |
dc.identifier.scielo | S2179-64912011000100006 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/10789 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia | |
dc.relation.ispartof | Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Transtornos de aprendizagem | pt |
dc.subject | Estudantes | pt |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Reabilitação | pt |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Learning disorders | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Evaluation | en |
dc.subject | Rehabilitation | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.title | Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem | pt |
dc.title.alternative | Phonological remediation program in students with learning difficulties | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 9057316530389548 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Fonoaudiologia - FFC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S2179-64912011000100006.pdf
- Tamanho:
- 172.01 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: