Publicação: Efeitos de dois procedimentos educacionais sobre os sintomas musculoesqueléticos em trabalhadores administrativos
dc.contributor.author | De Vitta, A | |
dc.contributor.author | Bertaglia, Rs | |
dc.contributor.author | Padovani, Cr [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade do Sagrado Coração | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:38:42Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:38:42Z | |
dc.date.issued | 2008-02 | |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Verificar o efeito da aplicação de dois procedimentos de educação (auto-instrucional e tradicional associado às oficinas de educação) na freqüência de sintomas musculoesqueléticos percebidos. MÉTODOS: Realizou-se um estudo quase-experimental, com 94 funcionários administrativos de uma empresa pública, alocados em três grupos por amostragem aleatória simples e sem reposição, sendo um do Tradicional/Oficinas (32), um de Manual Auto-instrucional (28) e o Controle (34). Mensurou-se a freqüência de sintomas musculoesqueléticos por meio do questionário Nórdico de Sintomas Músculo-esqueléticos, no início e após 30 dias do término dos programas. Utilizou-se a estatística descritiva, a técnica de variância não-paramétrica para o modelo de medidas repetidas em três grupos independentes e o teste de Goodman. RESULTADOS: Pelos dados obtidos na comparação do pré e pós-teste, observa-se que o programa de educação baseado em tradicional e oficinas reduziu significativamente a freqüência de sintomas musculoesqueléticos, nos últimos sete dias. Nos Grupos Controle e do Manual Auto-instrucional, não se observou diferença na freqüência dos sintomas musculoesqueléticos. CONCLUSÕES: Pode-se concluir que as intervenções, principalmente o tradicional associado a oficinas, teve efeito positivo sobre as ações dos indivíduos e, apesar da complexidade de algumas medidas preventivas necessárias, houve uma diminuição dos sintomas musculoesqueléticos dos usuários no trabalho. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Bioestatística | |
dc.description.affiliation | Universidade do Sagrado Coração | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Bioestatística | |
dc.format.extent | 20-25 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552008000100005 | |
dc.identifier.citation | Brazilian Journal of Physical Therapy. São Carlos, SP, Brazil: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia, v. 12, n. 1, p. 20-25, 2008. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1413-35552008000100005 | |
dc.identifier.file | S1413-35552008000100005.pdf | |
dc.identifier.issn | 1413-3555 | |
dc.identifier.issn | 1809-9246 | |
dc.identifier.scielo | S1413-35552008000100005 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212354 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia | |
dc.relation.ispartof | Brazilian Journal of Physical Therapy | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | procedimentos educacionais | pt |
dc.subject | saúde do trabalhador | pt |
dc.subject | sintomas musculoesqueléticos | pt |
dc.subject | postura sentada | pt |
dc.title | Efeitos de dois procedimentos educacionais sobre os sintomas musculoesqueléticos em trabalhadores administrativos | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Bioestatística - IBB | pt |
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