Publicação:
Compreensão leitora de palavras e frases: elaboração de procedimento avaliativo

dc.contributor.authorOliveira, Adriana Marques De [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:32Z
dc.date.available2014-10-01T13:08:32Z
dc.date.issued2013-06-01
dc.description.abstractThis study aimed to develop procedures for assessing reading comprehension of words and phrases and characterize the performance of students of 2nd year of elementary school in this procedure. It was divided into two phases: 1) preparation of evaluation tests of reading comprehension, consisting of three events: comprehension of written word (CWW), sentences (CWS) and sentences through pictures (CSP) and 2) application of the elaborated evaluation in 120 students distributed in the following groups: GI, 60 students from a public (municipal) school and GII, 60 students from a private school. The CWW test obtained the highest average of score, followed by CSP and CWS for both groups, since the picture contributes to the comprehension of the meaning either of the word and sentences. The procedure was effective to assess initial skills of reading comprehension once it identified inherent difficulties related to the literacy process.en
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivos elaborar o procedimento de avaliação da compreensão de leitura de palavras e frases e caracterizar o desempenho de escolares de 2º ano do Ensino Fundamental neste procedimento. O estudo foi dividido em duas partes: 1) elaboração das provas de avaliação da compreensão de leitura, composta por três provas: compreensão da palavra escrita (CPE), frase (CFE) e frases a partir de figura (CFF) e 2) aplicação das provas elaboradas em 120 escolares distribuídos em: GI, 60 escolares do ensino público municipal e GII, 60 escolares do ensino particular. A prova CPE obteve maior média de acertos, seguida da CFF e CFE para ambos os grupos, pois a figura auxilia no processo de extração do significado tanto da palavra como da frase. O procedimento elaborado, ao identificar as dificuldades inerentes do início do processo de alfabetização, mostrou-se eficaz para avaliar as habilidades iniciais da compreensão da leitura.pt
dc.description.abstractEste estudio tuvo por objetivo elaborar procedimiento de evaluación de comprensión de lectura de palabras y frases y caracterizar el desempeño de los escolares del 2º grado de educación primaria en este procedimiento. El estudio fue dividido en dos fases, siendo la fase 1 dedicada a la elaboración de las pruebas de evaluación de comprensión de lectura, dividido en tres pruebas: comprensión de palabra escrita (CPE), frase (CFE) y frases a partir de diseños (CFD). La fase 2 dedicada a la aplicación de las pruebas elaboradas en 120 estudiantes distribuidos en: GI, 60 estudiantes de escuela pública y GII, 60 estudiantes de escuela privada. La prueba CPE obtuvo mayor media de aciertos, seguidos de la CFD y CFE para los dos grupos, pues el diseño auxilia el proceso de extracción del significado tanto de la palabra como de la frase. Lo procedimiento elaborado, al identificar las dificultades inherentes del inicio del proceso de alfabetización, se mostró eficaz para evaluar las habilidades iniciales de comprensión de lectura.es
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.format.extent293-301
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722013000200010
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá, v. 18, n. 2, p. 293-301, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722013000200010
dc.identifier.fileS1413-73722013000200010.pdf
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS1413-73722013000200010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109779
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo
dc.relation.ispartofsjr0,229
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCompreensão da leiturapt
dc.subjectaprendizagem escolarpt
dc.subjectavaliaçãopt
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectschool learningen
dc.subjectevaluationen
dc.titleCompreensão leitora de palavras e frases: elaboração de procedimento avaliativopt
dc.title.alternativeComprensión de lectura de palabras y frases: desarollo de procedimiento de evaluaciónes
dc.title.alternativeWords and sentences reading comprehension: elaboration of evaluation procedureen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-73722013000200010.pdf
Tamanho:
168.91 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format