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As concepções de corpo e de cultura corporal presentes nos discursos oficiais da área de educação física

dc.contributor.advisorSouzaAragão, José Euzébio de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorGargano, Marina Christo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:17:34Z
dc.date.available2015-03-23T15:17:34Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA temática do corpo e da cultura corporal perpassa por várias ciências e áreas de conhecimento, tornando-se complexa e multifacetada. As relações entre corpo e cultura têm provocado o interesse constante de diversas áreas do conhecimento, como a Educação Física; e essa relação é fundamental e constitutiva dos seres humanos, sendo indissociável. Nosso trabalho situa-se na fronteira entre as ciências sociais e a educação física, com ênfase na educação física escolar. Por ser um tema intrigante, dotado de complexidades e integrações diversas, o nosso enfoque repousará nas concepções de corpo e cultura corporal presentes na área da educação física escolar, seja nos documentos oficiais emanados pelas instituições reguladoras, seja nos projetos pedagógicos do curso de graduação e de uma escola de ensino fundamental. Trata-se de uma investigação qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, através da análise de conteúdo. Para tanto, será utilizada referências da área de educação física, bem como da sociologia e antropologia e a pesquisa abrangerá os PPP (Projeto Político Pedagógico) de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio Claro e do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro, além dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Currículo do Estado de São Paulo. Analisando os documentos, pudemos perceber que no Currículo do Estado de SP e no PPP de uma escola estadual de Rio Claro, as concepções corpo e cultura de movimento se assemelham por se tratar de uma escola pública paulista que se utiliza desse documento como referência na sua organização curricular. Em contrapartida, nos PCN e no PPP do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro, as concepções de corpo e cultura corporal de movimento são parecidas por se tratar de um curso de ensino superior que parece se basear nesse documento...pt
dc.format.extent95 f.
dc.identifier.aleph000743973
dc.identifier.citationGARGANO, Marina Christo. As concepções de corpo e de cultura corporal presentes nos discursos oficiais da área de educação física. 2013. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
dc.identifier.file000743973.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119220
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLinguagem corporalpt
dc.subjectCorpo humanopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEnsino - Rio Claro (SP) - Currículospt
dc.subjectPesquisa bibliograficapt
dc.subjectRio Claro (SP)pt
dc.titleAs concepções de corpo e de cultura corporal presentes nos discursos oficiais da área de educação físicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

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