Publicação:
Ensino médio integrado: análise dos cursos integrados do Câmpus Ilha Solteira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

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Data

2024-07-01

Supervisor

Gonçalves, Harryson Júnio Lessa

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Objetivo: Avaliar a formação integrativa, dos discentes e egressos, do Ensino Médio Integrado dos cursos de Desenho de Construção Civil e Edificações, ofertados pelo Campus Ilha Solteira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Método: Trata-se de um estudo exploratório com abordagem mista, no qual foram analisados os respectivos projetos pedagógicos dos cursos e utilizado questionários semiestruturados junto aos discentes e egressos. A população correspondeu aos discentes, regularmente matriculados, nos segundos e terceiros anos dos respectivos cursos integrados e aos egressos concluintes do Ensino Médio Integrado, em ambos os cursos, nos anos de 2020 a 2022. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a dezembro de 2023. Fez-se uso, com adaptações, do questionário tipo Likert denominado “Relatório diagnóstico”. Para as variáveis de caracterização categórica, foram utilizadas as frequências relativas e para as variáveis de caracterização numérica foram usadas medidas de tendência central e de variabilidade. A fiabilidade das respostas foi analisada através da determinação do coeficiente Alfa de Cronbach. Resultados: O maior percentual de discentes (37.5%) escolheram o ensino médio integrado por indicação de familiar e/ou amigo(a), e declararam não conhecer o Projeto Pedagógico do Curso (73.4%), no entanto relataram que estão de identificando com o curso escolhido (70.3%), apesar da maioria não estarem participando de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão (64.1%) e declararem que não possuem interesse nos problemas e/ou necessidades da instituição (60.9%). A grande maioria dos discentes têm a percepção dos temas: trabalho, ciência, cultura e tecnologia durante a execução do curso (90,8%) e declararam a integração entre os componentes curriculares (67,7%), relatando não haver diferença significativa na maneira de lecionar dos docentes de diferentes áreas. Apesar de relatarem a disponibilidade de recursos para o desenvolvimento do curso integrado, demonstraram insatisfação quanto à infraestrutura, com laboratórios de informática defasados, ausência de laboratórios de ciências, química e biologia, além da falta de materiais para o desenvolvimento das aulas práticas. Mesmo considerando muito bom ter a formação técnica no currículo, é consensual que a carga horária do ensino médio integrado não os permite realizar outras atividades formativas, apesar de darem base para o prosseguimento no ensino superior, no entanto, a maioria não possui interesse na carreira técnica (75,4%), e almejam o ingresso em instituições públicas de nível superior. Conclusão: A opinião dos discentes, enquanto sujeitos constituintes da proposta formativa, pode contribuir no processo de fortalecimento do Ensino Médio Integrado, com subsídios para as reflexões e práticas a serem adotadas pela instituição.

Resumo (inglês)

Objective: To evaluate the integrative training of students and graduates of the Integrated High School of Civil Construction and Building Design courses, offered by the Ilha Solteira Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. Method: This is an exploratory study with a mixed approach, in which the respective pedagogical projects of the courses were analyzed and semi-structured questionnaires were used with students and graduates. The population corresponded to students, regularly enrolled, in the second and third years of the respective integrated courses and to graduates completing Integrated High School, in both courses, in the years 2020 to 2022. Data collection was carried out from August to December 2023. The Likert-type questionnaire called “Diagnostic report” was used, with adaptations. For categorical characterization variables, relative frequencies were used and for numerical characterization variables, measures of central tendency and variability were used. The reliability of the responses was analyzed by determining the Cronbach's Alpha coefficient. Results: The highest percentage of students (37.5%) chose integrated high school on the recommendation of a family member and/or friend, and declared that they were not familiar with the Pedagogical Project of the Course (73.4%), however they reported that they are identifying with the chosen course (70.3%), although the majority are not participating in teaching, research and/or extension projects (64.1%) and declare that they are not interested in the problems and/or needs of the institution (60.9%). The vast majority of students have a perception of the themes: work, science, culture and technology during the execution of the course (90.8%) and declared the integration between the curricular components (67.7%), reporting that there is no significant difference in the way of teaching by teachers from different areas. Despite reporting the availability of resources for the development of the integrated course, they demonstrated dissatisfaction with the infrastructure, with outdated computer laboratories, absence of science, chemistry and biology laboratories, in addition to the lack of materials for the development of practical classes. Even though it is very good to have technical training in the curriculum, there is a consensus that the workload of integrated high school does not allow them to carry out other training activities, despite providing the basis for continuing in higher education, however, the majority are not interested in the career. technical (75.4%), and aim to enter higher-level public institutions. Conclusion: The opinion of students, as constituents of the training proposal, can contribute to the process of strengthening Integrated High School, providing support for reflections and practices to be adopted by the institution.

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Português

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