Logotipo do repositório
 

Publicação:
Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor

dc.contributor.advisorBraccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
dc.contributor.authorMagalhães, Alessandra Tanuri [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.issued2010-03-04
dc.description.abstractO equilíbrio e a locomoção, nas crianças com deficiência visual, constituem habilidades importantes para a independência e a autonomia. Essas habilidades podem ser favorecidas pelo professor de educação infantil, pois ele é o principal mediador das crianças com deficiência visual matriculadas na escola. O professor da educação infantil deve incentivar atividades de orientação e mobilidade para estimular o desenvolvimento global da criança com deficiência visual. Este estudo teve o propósito de comparar o equilíbrio de crianças cegas e com baixa visão, por meio da oscilação do centro de pressão (CP), e identificar, descrever e analisar as estratégias utilizadas pelo professor que auxiliam ou dificultam o processo de orientação e locomoção, nos diferentes ambientes escolares. Para isso, o trabalho foi dividido em duas partes: Estudo 1- Análise do equilíbrio de crianças com deficiência visual; e Estudo 2- Análise da locomoção de um aluno com deficiência visual, no ambiente escolar. Do Estudo 1, participaram 12 crianças com deficiência visual: 6 cegas e 6 com baixa visão, na faixa etária entre 4 e 8 anos. A avaliação do equilíbrio foi realizada pelo software de análise de centro de pressão Matscan Clinical Foots 5.6 e Conformat Research 5.8 e uma plataforma com sensores de pressão da marca Tekscan. Foi efetuada coleta de dados das crianças em bipedestação, apoio unipodal direito e apoio unipodal esquerdo, em que foram obtidos o deslocamento total, ântero-posterior e médio-lateral do CP. Participou do Estudo 2 uma criança do gênero feminino, com 5 anos de idade, integrante do Estudo 1, e uma professora responsável pela sala de aula na qual a aluna estava matriculada. Foi feita a filmagem da rotina da criança na escola. A seguir, efetivou-se a transcrição dos diálogos e ações da professora e criança...pt
dc.description.abstractBoth balance and locomotion in children with vision impairment constitute important abilities to their independence and autonomy. These abilities can be encouraged by their preschool teachers, once they are the main mediator of these blind children in school. The preschool teacher should encourage orientation and mobility activities in order to help the global development of the child with vision impairment. The objective of this study was to compare the balance between blind and low vision children through changes in the Center of pressure (CP) as well as to identify, describe and to analyze the strategies that are used by teachers which are favorable of unfavorable the process of orientation and mobility in different school environments. This study was divided in two parts: Study 1- Analysis of balance in children with vision impairment and Study 2- Analysis of locomotion of one vision impairment in student at school environment. Twelve children with vision impairment participated in study 1: six blind children and six low vision children. All of them are between 4 and 8 years of age. The balance test was performed by the software of CP analysis Matscan Clinical Foots 5.6 and Conformat Research 5.8 and one Tekscan platform with pressures sensors. The children were evaluated in an upright position, right and left unipodal stance and then the total displacement as well as the anterior and medium lateral CP were achieved. A five year old girl from Study 1 joined the Study 2 as well as her teacher who was responsible for her classroom. A daily activity film of this child at school was performed. After that a speech transcription of the teacher and the child behaviors at school was done. After that it was developed 6 themes of analysis related to the strategies used by the teacher during the child orientation and mobility... (Complete abstract, click electronic address below)en
dc.format.extent132 f. : il. color.
dc.identifier.aleph000622201
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Alessandra Tanuri. Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor. 2010. 132 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
dc.identifier.filemagalhaes_at_dr_mar.pdf
dc.identifier.lattes5197619968036480
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91208
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectCegos - Educaçãopt
dc.subjectCrianças deficientes visuaispt
dc.subjectCegos - Orientação e mobilidadept
dc.subjectDeficiência visual - Crianças - Controle posturalpt
dc.subjectDeficiência visual - Crianças - Equilíbriopt
dc.titleOrientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professorpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5197619968036480
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaEducação especial no Brasilpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
magalhaes_at_dr_mar.pdf
Tamanho:
743.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format