Publicação:
A educação escolar como direito humano e luta para tornar a escola espaço de emancipação

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Data

2021-09-10

Orientador

Marques, Antonio Francisco
Magnoni, Maria da Graça de Mello

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem como objetivo repensar o espaço escolar acerca da importância das práticas pedagógicas e de gestão norteadas pelo princípio do direito à educação enquanto possibilidade e luta para a emancipação. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa participante, que envolve um plano de ação para a melhoria dos espaços escolares, ambientes pedagógicos e envolvimento da comunidade escolar na qualidade do ensino, tanto presencial como de forma remota. A escola é formada por diferentes atores, no entanto, a ação docente configura-se como instrumento direto e imediato na formação do educando. Em consonância com esse pensamento, a educação escolar como um direito, deve constituir-se como meio de formação da autonomia do indivíduo, pois carrega em sua essência a tarefa de formação integral do sujeito no que se refere à ética, cidadania, respeito ao outro e dignidade. A base teórica parte da concepção de educação em Paulo Freire, destacando o conceito de emancipação em sua concepção filosófica e pedagógica, analisando a educação escolar, seus espaços, programas, metodologias e cotidiano como possibilidade para a construção da emancipação nos sujeitos. Propõe-se mostrar que a escola é um espaço privilegiado para a construção de saberes e deve ser cuidada com dignidade e demonstre o respeito em atender todos os alunos, valorizando ações dialógicas e participativas que proporcionem a aproximação entre as pessoas da comunidade escolar. Diante das adversidades que encontramos no caminho da pesquisa, o objetivo em buscar uma educação emancipadora nunca foi esquecida. Como resultado de todas as ações na função de gestora escolar, o produto educacional é um vídeo com imagens criadas ao longo do período de ensino remoto como canal de comunicação entre escola, alunos e família. O intuito era oferecer as informações necessárias de continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto da pandemia do covid-19 e os desafios que apresentou à educação.

Resumo (inglês)

This research aims to rethink the school space about the importance of pedagogical and management practices guided by the principle of the right to education as a possibility and struggle for emancipation. The work is characterized as action research, which involves an action plan for the improvement of school spaces and pedagogical environments, involvement of the school community in the quality of teaching and in dialogical relations, both in person and remotely. It is a planned action, an intervention with changes within the investigated situation. The school is formed by different actors; however, the teaching action is configured as a direct and immediate instrument in the education of the student. In line with this thought, school education as a right, should be constituted as a means of forming the autonomy of the individual, since it carries in its essence the task of integral formation of the subject with respect to ethics, citizenship, respect for the other and dignity. The theoretical basis starts with the concept of education in Paulo Freire, highlighting the concept of emancipation in his philosophical and pedagogical conception, analyzing school education, its spaces, programs, methodologies, and daily life as a possibility for the construction of emancipation in subjects. It is proposed to show that the school is a privileged space of construction of knowledge and must be cared for with dignity and show respect in serving all students, valuing dialogic and participatory actions that bring people from the school community close together. In view of the adversities, we encountered on the path of research, the objective of seeking an emancipatory education was never forgotten. As a result of all actions in the role of school manager, the educational product is a video with images created during the remote teaching period as a communication channel between school, students and family. The aim was to provide the necessary information to continue the teaching and learning process, considering the context of the covid-19 pandemic and the challenges it presented to education.

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Idioma

Português

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