Publicação: Programação em Python para dispositivos do laboratório de estruturas do departamento de mecânica FEG/UNESP.
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Data
Autores
Orientador
Martins, Marcelo Sampaio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O processo de construção do conhecimento passa por processos tanto práticos como teóricos.
Esse é o motivo dos alunos de engenharia mecânica terem uma carga horária voltada tanto à
aulas teóricas como de laboratório. Quando é possibilitado que os alunos acompanhem
fisicamente os fenômenos estudados em sala, o conhecimento se complementa de forma
satisfatória e definitiva. Neste trabalho foi desenvolvido um software utilizando a linguagem
de programação Python para a simulação de seis dos dispositivos presentes no laboratório de
estruturas do dep. mec. da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá. Esses dispositivos foram
um guindaste de torre, uma treliça plana, um tubo de tensões principais, uma viga curva, uma
viga hiperestática e um vaso de pressão. Cada um desses dispositivos apresenta características
únicas e necessitam de uma modelagem teórica apropriada. O conhecimento adquirido ao longo
na disciplina de Resistência dos Materiais durante o curso de Engenharia Mecânica serve como
base para o entendimento destes conceitos. O laboratório de estruturas tem como objetivo
complementar esse conhecimento visto em sala. Sendo assim, os alunos poderão fazer uso desse
software para comparar seus experimentos no laboratório de estruturas com os valores teóricos
de acordo com a literatura especializada.
Resumo (inglês)
The knowledge construction process goes through both practical and theoretical processes. This
is why mechanical engineering students have a careful workload in both theoretical and
laboratory classes. When it is possible for students to physically follow the phenomena studied
in the classroom, knowledge complements itself in a satisfactory and definitive way. In this
work, it was developed a software using Python programming language for the simulation of
six of the devices present in the FEG structures laboratory. These devices were a tower crane,
a flat truss, a main stress tube, a curved beam, a hyperstatic beam and a pressure vessel. Each
of these devices has unique characteristics and need an appropriate theoretical model. The
knowledge acquired throughout the subject of Strength of Materials during the mechanical
engineering course serves as a basis for understanding these concepts. The structure laboratory
aims to complement this knowledge seen in the classroom. Therefore, students will be able to
use this software to compare their experiments in the laboratory of structures with the
theoretical values according to the specialized literature
Descrição
Palavras-chave
Dispositivos didáticos deflexão, Deformação, Software Python, Didactic devices, Deflection, Deformation, Software - desenvolvimento, Laboratórios experimentais, Laboratórios - teste de materiais
Idioma
Português