Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton

dc.contributor.advisorAoki, Pedro Henrique Benites [UNESP]
dc.contributor.authorCaetano, Victor
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-06-26T20:57:59Z
dc.date.available2020-06-26T20:57:59Z
dc.date.issued2020-05-26
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a construção de uma sequência didática de metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino das Leis de Newton no Ensino Médio. Desenvolvida e aplicada segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do estado de São Paulo, a sequência apresenta 7 aulas com diferentes abordagens e metodologias, como interpretação de texto jornalístico, aula experimental com simulador e aula prática. Cada aula teve seus resultados avaliados através de alguma metodologia ativa, tendo os estudantes como um todo, apresentado indícios de aprendizagem significativa. A própria sequência passou pela avaliação dos alunos, que apontaram o quão significativa cada uma das atividades foram para seu aprendizado, além de escolherem dentre todas as atividades a que consideraram mais importante na situação de aprendizagem. Ao final do trabalho, apresenta-se a sequência e todas as atividades produzidas pelo professor, como produto educacional adaptável e aplicável por qualquer docente para qualquer turma do Ensino Médio.pt
dc.description.abstractThis study presents the construction of a didactic sequence with active methodologies as an alternative to the traditional teaching models of Newton's Laws in High School. It was developed and applied according to the theory of David Ausubel on meaningful learning in the 2nd year of a private high school in the state of São Paulo. The sequence has a total of 7 classes in which different approaches and methodologies were used, such as journalistic text interpretation, experimental class using simulator and practical class. Each class had the results evaluated through some active methodology, and the students showed signs of meaningful learning. The sequence itself went through the evaluation of the students, who pointed out how significant each of the activities were for their learning. Besides they have chosen the activity considered the most important in the learning situation. At the end, the sequence and all activities produced are presented as an adaptable and applicable educational product by any teacher to any high school.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.aleph000931783
dc.identifier.capes33283010001P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192850
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFísica (Ensino Médio)pt
dc.subjectMecânica Clássicapt
dc.subjectDavid Ausubelpt
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt
dc.subjectSequência didáticapt
dc.titleSequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newtonpt
dc.title.alternativeTeaching sequence as an instrument for the significant learning from Newton's lawsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFísicapt
unesp.researchAreaFísica no Ensino Médiopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
caetano_v_me_prud.pdf
Tamanho:
6.69 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: