Publicação:
O professor que ensina matemática formado em ambientes virtuais de aprendizagem à distância

dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.contributor.authorGambarra, Julio Robson Azevedo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-09-17T15:26:00Z
dc.date.available2015-09-17T15:26:00Z
dc.date.issued2015-04-14
dc.description.abstractThe study addressed prospective mathematics teacher education for primary education in virtual environments. The research was guided by the following question: What aspects could be related to mathematics education of prospective teachers who got their degree through distance courses? Addressing this question meant: analyzing the pedagogical projects of the courses; investigating the subject matter of these courses with respect to the mathematical content and its teaching; considering the teacher educators (classroom tutor, virtual tutor, discipline advisor, class advisor) and the criteria used for hiring them; considering the profiles of students attending these courses; and considering the available technology and how it was integrated in the educational practice. The overall objective was to investigate how mathematics was approached in distance undergraduate courses in Pedagogy. The locus of the research was made up by six Centers for Classroom Support (PAP) and two Public Distance Education Programs, located in six cities in São Paulo State, with different characteristics of the population regarding the number of inhabitants and the geographical location. Data analysis was based on content analysis theory meaning that the units of analysis were constructed from the context units and register units. This converged towards two categories of analysis: an overview of the prospective teachers and a overview of the teacher educators. These categories were discussed with reference to literature on teacher education and distance education. In general, this research brings contributions to teacher educators working in distance courses offered prospective teachers who teach mathematics to the early years of elementary school. It also provides indications for the establishment of public policies for teachers distance...en
dc.description.abstractA pesquisa teve como tema a formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental formado em ambientes virtuais de aprendizagem à distância. De modo mais específico, foi norteada pela seguinte questão: que aspectos são considerados sobre a formação matemática do futuro professor nos cursos de licenciatura em Pedagogia à distância? Responder essa pergunta implicou analisar os projetos pedagógicos dos cursos; pesquisar a respeito das disciplinas desses cursos que abordam o conteúdo matemático e seu ensino; conhecer as pessoas que, de uma ou de outra forma, atuam nessa formação (tutor presencial, tutor virtual, orientador de disciplina, orientador de turma) e os critérios adotados para sua seleção; conhecer os perfis dos alunos que frequentam esses cursos; buscar conhecimento a respeito das tecnologias disponíveis e como se integram. O objetivo geral foi investigar a formação matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia à distância. O locus da pesquisa foi formado por seis Polos de Apoio Presencial (PAP), de dois Programas Públicos de Educação a Distância, localizados em seis municípios do Estado de São Paulo, com características diferenciadas de população, no que diz respeito ao número de habitantes e à localização geográfica. A análise dos dados baseou-se na teoria de Análise de Conteúdo sendo que as unidades de análise foram construídas a partir das unidades de contexto e das unidades de registro, resultando no surgimento de eixos temáticos que convergiram para duas Categorias de Análise: um olhar sobre os alunos e um olhar sobre os responsáveis acadêmicos nos Polos. Essas categorias foram discutidas com base em literatura sobre formação de professores e educação a distância. Do ponto de vista geral, esta pesquisa traz contribuições valiosas para os docentes que trabalham com formação de professores que ensinam matemática para os anos iniciais...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent203 f.
dc.identifier.aleph000846707
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationGAMBARRA, Julio Robson Azevedo. O professor que ensina matemática formado em ambientes virtuais de aprendizagem à distância. 2015. 203 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-09-2015/000846707.pdf
dc.identifier.lattes4099992332439295
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127846
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectProfessores - Formação - Históriapt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.subjectLienciaturapt
dc.titleO professor que ensina matemática formado em ambientes virtuais de aprendizagem à distânciapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4099992332439295
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos e Científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000846707.pdf
Tamanho:
1.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format