Logotipo do repositório
 

Publicação:
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar

dc.contributor.authorOja, Aline Juliana [UNESP]
dc.contributor.authorGiraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
dc.contributor.authorPerez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:59Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:59Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractMastering reading and writing brings itself social, cultural political, economic, cognitive and linguistic consequences to the learner. Soon, those who do not acquire that knowledge are excluded from the sphere of literate society. Considering this, the objective of this study was to discuss the relation between learning to read and write and in this sense, think about academic performance of students/ children, and to discusses the conceptual advances in literacy area of the permanent necessity to transport them to the teaching practice starting with questions about knowledge, attitudes and pedagogical interventions necessary for literacy teachers and that can serve as a basis for directing the training processes of teachers and to a better understanding of school performance.en
dc.description.abstractDominar a leitura e a escrita traz consigo consequências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas a quem aprende. Logo, aqueles que não adquirem tal saber ficam excluídos da esfera da sociedade letrada. Ao considerar isso, o objetivo deste estudo foi discutir a relação entre a aprendizagem da leitura e da escrita e, neste sentido, refletir sobre o desempenho escolar de alunos/crianças. Aborda os avanços no campo conceitual na área da alfabetização e permanente necessidade de transportá-los à prática docente começando pelos questionamentos sobre os saberes, posturas e intervenções pedagógicas necessárias ao professor alfabetizador e que podem servir de base para o direcionamento dos processos formativos dos docentes e o melhor entendimento do desempenho escolar.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Avenida João Soares e Arruda, 1004 - Bloco 2 - A - Sala 7, Jardim das Laranjeiras, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Psicologia da Educação
dc.format.extent27-46
dc.identifierhttp://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732
dc.identifier.citationPráxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012.
dc.identifier.issn1809-0249
dc.identifier.lattes7438820671909963
dc.identifier.orcid0000-0002-4173-9923
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125361
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPráxis Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectDesempenho escolarpt
dc.subjectInfânciapt
dc.titleA infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolarpt
dc.title.alternativeChildhood in school: learning to read and write as determinant of school performanceen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes7438820671909963[3]
unesp.author.orcid0000-0002-4173-9923[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos