Publicação: Alfabetização de adultos: um projeto de reinserção social
dc.contributor.author | Ishi, Thaís Harumi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cisternas Muñoz, Gabriela Ortega [UNESP] | |
dc.contributor.author | Bales, Alessandra Martins [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gomes, Fernanda Baldo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pazinatto, Carolina Simeão [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gige, Tatiana Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Amanda Pinter Carvalheiro da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santis, Clara Lima de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Stamato, Larissa Squarize [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:29Z | |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:29Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Introdução: O projeto de Alfabetização de Adultos, existente na Faculdade de Medicina de Botucatu desde 1993, surgiu pela necessidade de os acadêmicos interagirem com a comunidade, de modo a obter maior consciência sobre as necessidades sociais no tocante á educação em saúde. Objetivos: A inserção social daqueles que não tiveram oportunidade de estudar e a formação de profissionais médicos mais atentos à realidade do país são as grandes lutas desse projeto de Extensão Universitária. Métodos: As aulas são ministradas duas vezes por semana por três professores ao dia, em uma creche municipal no período noturno e têm a duração de duas horas cada. Utiliza-se a abordagem de alfabetização de Paulo Freire. Assim sendo, trabalha-se com leitura e atividades voltadas para o enriquecimento de informações sobre questões sociais e valorização da cultura, estabelecendo, pois, um diálogo entre os saberes popular e acadêmico. Acontecem reuniões semanais entre os acadêmicos voluntários para a elaboração de aulas e o acompanhamento do desempenho dos alunos, os quais têm entre 50 e 70 anos. Resultados: Observam-se, entre os alunos, o progresso no domínio da leitura e da escrita, uma maior consciência crítica sobre a realidade que os cerca e um melhor esclarecimento sobre assuntos relacionados à saúde. Tudo isso contribui para uma melhor preparação ao enfrentarem os problemas cotidianos, resultando numa melhor qualidade de vida.Já a troca de experiências, o diálogo permanente e o comprometimento social aprimoram a relação “médicopaciente” dos acadêmicos, os quais aprendem sobre os principais obstáculos concernentes à promoção e à prevenção da saúde na população idosa, por conseguinte, desenvolve-se uma linguagem apropriada para uma abordagem médica eficaz e duradoura. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu | |
dc.format.extent | 054 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 054 | |
dc.identifier.file | 2005-054-ishi.pdf | |
dc.identifier.lattes | 7172724495907723 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143684 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Alfabetização de adultos: um projeto de reinserção social | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7172724495907723 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu | pt |
unesp.department | Saúde Pública - FMB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1