Publicação:
Alfabetização de adultos: um projeto de reinserção social

dc.contributor.authorIshi, Thaís Harumi [UNESP]
dc.contributor.authorCisternas Muñoz, Gabriela Ortega [UNESP]
dc.contributor.authorBales, Alessandra Martins [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Fernanda Baldo [UNESP]
dc.contributor.authorPazinatto, Carolina Simeão [UNESP]
dc.contributor.authorGige, Tatiana Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Amanda Pinter Carvalheiro da [UNESP]
dc.contributor.authorSantis, Clara Lima de [UNESP]
dc.contributor.authorStamato, Larissa Squarize [UNESP]
dc.contributor.authorCyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:29Z
dc.date.available2016-09-01T13:58:29Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractIntrodução: O projeto de Alfabetização de Adultos, existente na Faculdade de Medicina de Botucatu desde 1993, surgiu pela necessidade de os acadêmicos interagirem com a comunidade, de modo a obter maior consciência sobre as necessidades sociais no tocante á educação em saúde. Objetivos: A inserção social daqueles que não tiveram oportunidade de estudar e a formação de profissionais médicos mais atentos à realidade do país são as grandes lutas desse projeto de Extensão Universitária. Métodos: As aulas são ministradas duas vezes por semana por três professores ao dia, em uma creche municipal no período noturno e têm a duração de duas horas cada. Utiliza-se a abordagem de alfabetização de Paulo Freire. Assim sendo, trabalha-se com leitura e atividades voltadas para o enriquecimento de informações sobre questões sociais e valorização da cultura, estabelecendo, pois, um diálogo entre os saberes popular e acadêmico. Acontecem reuniões semanais entre os acadêmicos voluntários para a elaboração de aulas e o acompanhamento do desempenho dos alunos, os quais têm entre 50 e 70 anos. Resultados: Observam-se, entre os alunos, o progresso no domínio da leitura e da escrita, uma maior consciência crítica sobre a realidade que os cerca e um melhor esclarecimento sobre assuntos relacionados à saúde. Tudo isso contribui para uma melhor preparação ao enfrentarem os problemas cotidianos, resultando numa melhor qualidade de vida.Já a troca de experiências, o diálogo permanente e o comprometimento social aprimoram a relação “médicopaciente” dos acadêmicos, os quais aprendem sobre os principais obstáculos concernentes à promoção e à prevenção da saúde na população idosa, por conseguinte, desenvolve-se uma linguagem apropriada para uma abordagem médica eficaz e duradoura.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.format.extent054
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 054
dc.identifier.file2005-054-ishi.pdf
dc.identifier.lattes7172724495907723
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143684
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleAlfabetização de adultos: um projeto de reinserção socialpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7172724495907723
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

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