Publicação: Efeito de cinco anos de participação no programa de exercício físico em Unidades de Saúde sobre variáveis sanguíneas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Kokubun, Eduardo 

Nakamura, Priscila Missaki 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Diversos estudos abordam os principais benefícios da prática regular de atividade física, dentre elas a melhora no perfil lipídico e glicêmico dos seus praticantes, pois há ativação do catabolismo de lipídios e a queima de calorias, auxiliando no equilíbrio das concentrações de colesterol total, LDL, triglicerídeos, glicemia e sutil aumento de HDL. As Unidades Básicas de Saúde têm sido alvo para a implantação de programas de promoção de saúde, pois são de fácil acesso e com bastante frequência, visitadas pelas pessoas da comunidade, e também atendem parte da população que não tem acesso a programas de atividades físicas de qualidade. Desde 2001, acontece o Programa de Exercícios Físicos em Unidades de Saúde (PEFUS), que promove a prática de atividade física regular na Atenção Básica de Saúde. O programa foi idealizado pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro com parceria do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Rio Claro, tendo como objetivos fundamentais o aumento do nível de atividade física da população de Rio Claro, melhorar ou auxiliar na manutenção de variáveis relacionadas à saúde, melhorando assim a saúde geral e qualidade de vida dos pacientes. O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de cinco anos de participação nesse programa, sobre as variáveis sanguíneas de seus participantes. O estudo foi realizado na cidade de Rio Claro-SP em 13 unidades básicas de saúde. Participaram do estudo 75 alunos, com mais de 30 anos de idade, que haviam realizado pelo menos 2 avaliações bioquímicas ao longo dos cinco anos, e que participam do PEFUS. O programa acontecia 2 vezes por semana com duração de 60 minutos e englobava exercícios cardiorrespiratórios, resistência ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Descrição
Palavras-chave
Medicina esportiva, Exercícios físicos, Doenças cronicas, Promoção da saúde, Hiperlipidemia, Diabetes mellitus
Idioma
Português
Como citar
BONOLO, Angélica. Efeito de cinco anos de participação no programa de exercício físico em Unidades de Saúde sobre variáveis sanguíneas. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educaçao física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.