Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ser e conviver: temas contemporâneos transversais e educação em valores no ensino médio

dc.contributor.advisorMorais, Alessandra de [UNESP]
dc.contributor.authorZuccoli, Maria Cristina da Silva Araújo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-13T17:51:04Z
dc.date.available2021-04-13T17:51:04Z
dc.date.issued2021-03-30
dc.description.abstractEsta dissertação tem o propósito de elaborar propostas de atividades práticas para uso em sala de aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Marília, São Paulo. O objetivo geral é a elaboração de um programa de Educação em Valores, voltado para o Ensino Médio, o qual articule, no âmbito intradisciplinar, conteúdos de Língua Portuguesa com Temas Contemporâneos Transversais, em conformidade com a BNCC (BRASIL, 2018). Os referenciais teóricos utilizados do Desenvolvimento Moral e da Educação em Valores foram baseados em Piaget, La Taille, Puig, Ulisses F. Araújo e Glória Perez Serrano. O que motivou esse trabalho foi a constatação de que somente os conhecimentos cognitivos não davam conta de uma formação integral desse público e, que alguma ação deveria ser feita. Desse modo as atividades construídas tiveram como foco principal os temas sociais mais fragilizados na sociedade como o preconceito racial, o ódio, a misoginia, a intolerância de qualquer tipo e a falta de empatia. Com a ajuda de vídeos, gêneros textuais diversos e legislações brasileiras objetivou-se colocar os educandos em contato com as injustiças sociais existentes, levando-os a refletirem sobre, posicionarem-se a respeito do tema e tentarem buscar uma solução para o mesmo. Esta experiência provou ser possível a construção de um programa voltado à Educação em Valores com base nas teorias existentes e na experiência do docente.pt
dc.description.abstractThis dissertation has the purpose of elaborating proposals for practical activities for use in the Portuguese Language classroom in High School of a public school in the city of Marília, São Paulo. The general objective is the elaboration of an Education in Values program, aimed at for High School, which articulates, in the intradisciplinary scope, contents of Portuguese Language with Contemporary Transversal Themes, in accordance with the BNCC (BRAZIL, 2018). The theoretical frameworks used in Moral Development and Education in Values were based on Piaget, La Taille, Puig, Ulisses F. Araújo and Glória Perez Serrano. What motivated this work was the realization that only cognitive knowledge did not provide a comprehensive formation for this audience and that some action should be taken. The activities built had as main focus the most fragile social themes in society, such as racial prejudice, hatred, misogyny, intolerance of any kind and the lack of empathy. With the help of videos, different textual genres and Brazilian legislation, the objective was to put students in contact with existing social injustices, leading them to reflect on, take a position on the topic and try to find a solution to it. This experience proved to be possible the construction of a program focused on Education in Values based on the existing theories and the experience of the teacher.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204353
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação em valorespt
dc.subjectDesenvolvimento sociomoralpt
dc.subjectConvivência no ambiente escolarpt
dc.subjectTemas contemporâneos transversaispt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectEducation in valuesen
dc.subjectSociomoral developmenten
dc.subjectCoexistence in the school environmenten
dc.subjectContemporary transversal themesen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleSer e conviver: temas contemporâneos transversais e educação em valores no ensino médiopt
dc.title.alternativeTo be and to coexist: contemporary transversal themes and education in values in the high schoolen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPsicologia da educação: processos educativos e desenvolvimento humanopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
zuccoli_mcsa_me_mar.pdf
Tamanho:
6.95 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: