Publicação: O professor diante da violência doméstica e as implicações no cotidiano escolar
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A violência, fenômeno que ocorre entre as relações sociais e interpessoais e que remete a uma relação de poder, é vista na atualidade como natural na sociedade, em que o mais forte domina o mais fraco. A violência doméstica é caracterizada como importunação sistemática e continua de um sujeito por outro, e através de atos físicos ou psicológicos que ocasiona danos no desenvolvimento do indivíduo. Esse estudo objetivou verificar se na escola o docente identifica casos de violência doméstica. Discutir a temática junto aos educadores proporciona refletir e perceber os efeitos danosos da violência doméstica nos alunos. Essa pesquisa qualitativa utilizou como instrumento a entrevista com três professoras da educação infantil de uma escola pública. Os dados obtidos foram analisados a partir da análise de conteúdo temática e evidenciaram a necessidade dos docentes reconhecerem os diversos tipos de violência que pode acometer criança e o adolescente e identificar os sintomas que o aluno pode vir apresentar quando é vítima, bem como, conhecer procedimentos legais a serem utilizados para proteger a criança e adolescente da violência. A pesquisa considerou que as docentes têm pouca informação sobre o que postula a legislação ou ainda preferem abster-se a respeito do assunto. Quando presenciam casos de violência contra alunos, elas se alienam, ou declaram não saber o que fazer, principalmente por temerem os pais. A discussão acerca da temática nas escolas é importante para o professor poder trabalhar com a criança vítima da violência e oferecer subsídios para protegê-la. É necessário os cursos de formação docente abordar a temática junto ao futuro profissional, para que este possa se despir de valores socialmente construídos e atuar de forma a ajudar o aluno vítima de violência.
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Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4238-4248