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Publicação:
A articulação da sala de recursos multifuncionais e salas de aula comum e a percepção dos professores sobre a gestão

dc.contributor.advisorDel-Masso, Maria Candida Soares
dc.contributor.authorSouza, Renan Rodrigues de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-02-07T16:35:09Z
dc.date.available2023-02-07T16:35:09Z
dc.date.issued2022-10-27
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo identificar as percepções dos professores da Sala de Aula Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais quanto às ações realizadas pela gestão escolar visando uma escola para todos. O estudo foi realizado em 7 escolas de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, escolas sob a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de Campo Limpo. Utilizando a pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais com 14 professores de Sala de Aula Comum e com 7 professores de Salas de Recursos Multifuncionais. Os dados coletados foram organizados e analisados segundo os estudos propostos por Bardin (2016), a partir da construção de 4 categorias de análise: 1) Ação conjunta entre professor de Sala de Aula Comum e professor do Atendimento Educacional Especializado; 2) Percepções dos professores sobre a gestão; 3) Articulação entre os professores e a gestão e 4) Possibilidades de desafios das ações conjuntas entre o professor da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncional (S.R.M). O estudo revelou que os gestores das unidades escolares realizam diversas ações para a concretização da escola para todos, mas ainda existe a necessidade de articular essas ações entre os profissionais da gestão escolar e os profissionais que atuam no espaço pedagógico visando inclusão de todos os estudantes, com ênfase nos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE). Evidenciamos a necessidade de formações referentes à Educação Especial para todos os profissionais da escola, além da importância da organização de momentos específicos para o planejamento conjunto entre os professores da Sala de Aula Comum e professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Contudo, o estudo sugeriu que não existe um padrão de ações a serem seguidos pelas unidades escolares quanto a inclusão, pois cada gestão escolar tem um formato para planejar e executar as ações para os estudantes PAEE. Ao final do estudo, construímos como Produto Educacional um Caderno de Orientações para Gestores Escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado com o intuito de informá-los sobre as atividades do Professor de AEE no contexto da escola.pt
dc.description.abstractThis research aimed to identify common classroom teachers and multifunctional resource room teachers perceptions as to regarding the acitons carried out by the school management. The study was conducted in 7 Elementary Schools in the city of São Paulo, schools under the jurisdiction of the Campo Limpo Regional Board of Education. Sing qualitative research, individual interviews were carried out with 14 teachers from the Common Classroom and 7 teachers from the Multifunctional Resource Rooms. The collected data were organized and analyzed according to the studies proposed by Bardin (2016), based on the construction of 4 categories of analysis: 1) Joint action between Common Classroom teacher and Specialized Educational Service teacher Specialized Educational Service teacher; 2)teachers pptions about management; 3) Coordination between teachers and management and 4) Possibilities of challenges of joint actions between the teacher of the Common Room and the Multifunctional Resource Room (S.R.M). The study showed that the school unit managers have taken several actions to achieve the school for all, but there is still a need to align these actions between the school management professionals and the professionals who work in the pedagogical space aiming at the inclusion of all students, with focus on the target students of Special Education. We highlighted the need for training related to Special Education for all school professionals, in addition to the importance of organizing specific moments for joint planning between teachers in the Common Classroom and teachers in the Multifunctional Resource Room (SRM). However, the study suggested that there is no standard of actions to be followed by school units regarding inclusion, as each school management has a format for planning and executing actions for PAEE students. At the end of the study, we built as an Educational Product, a Guidebook for School Managers on Specialized Educational Assistance in order to inform them about the activities of the PAEE Teacher in the school context.en
dc.identifier.capes33004129069P9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239366
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGestão escolarpt
dc.subjectProfessor de sala de aula comumpt
dc.subjectProfessor de sala de recursos multifuncionaispt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectCommon classroom teacheren
dc.subjectProfessor of the multifunctional resource roomen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.titleA articulação da sala de recursos multifuncionais e salas de aula comum e a percepção dos professores sobre a gestãopt
dc.title.alternativeThe articulation of the multifunctional resources room and the common class and teachers' perception about managementen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Inclusiva - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducação inclusivapt
unesp.researchAreaEducação Especial na Perspectiva da Educação Inclusivapt

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