Logotipo do repositório
 

Publicação:
Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância

dc.contributor.advisorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Daniela Violim da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-02-03T18:01:49Z
dc.date.available2017-02-03T18:01:49Z
dc.date.issued2016-11-22
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar, registrar, descrever e analisar o estudo e a aplicabilidade de ações lúdicas e artísticas, na Educação Infantil, que desafiem e apoiem os processos de apropriação das práticas sociais do letramento na primeira infância. Sua execução foi por meio de pesquisa qualitativa, um estudo de caso, no qual foi apresentado o cenário histórico da infância e Educação Infantil no Brasil; as relações, implicações e diferenças entre os processos de letramento social e alfabetização e suas aproximações com a ludicidade e as múltiplas linguagens da criança de Educação Infantil. A bibliografia pesquisada orientou a elaboração dos instrumentos de coleta, registro e análises dos dados de campo. Foram sujeitos desta pesquisa oito professoras de uma escola municipal de Educação Infantil do interior de São Paulo. Os dados analisados apontam que há um trabalho que atende às especificidades das crianças de Educação Infantil, ainda que sem um aporte teórico que dê continuidade e aprofundamento das ações de letramento social e do uso da ludicidade e das múltiplas linguagens. A pesquisa culminou com a elaboração de um Livro Ilustrado como produto final apresentado em resposta ao Mestrado Profissional.pt
dc.description.abstractThe aim of the research was to identify, record, describe and analyze the study and applicability of playful and artistic actions in Early Childhood Education that challenge and support the processes of appropriation of social practices of literacy in early childhood. Its execution was through a qualitative research, a case study, in which it was presented the historical scenario of childhood and Early Childhood Education in Brazil; The relationships, implications and differences between the processes of social literacy and literacy and their approaches to playfulness and the multiple languages of children in Early Childhood Education. The bibliography researched guided the elaboration of the instruments for collecting, recording and analyzing the field data. Eight female teachers of a municipal school of Early Childhood Education in the interior of São Paulo were subjected to this research. The data analyzed indicate that there is a work that attends to the specifics of children in Early Childhood Education, although without a theoretical contribution that gives continuity and deepening of the actions of social literacy and the use of playfulness and multiple languages. The research culminated in the elaboration of an Illustrated Book as final product presented in response to the Professional Master's Degree.en
dc.identifier.aleph000879440
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes8897176542462072
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148688
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectLetramento socialpt
dc.subjectMúltiplas linguagenspt
dc.subjectLudicidadept
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectSocial literacyen
dc.subjectMultiple languagesen
dc.subjectLudicityen
dc.subjectPlayfullpt
dc.titleMúltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infânciapt
dc.title.alternativeMultiple languages and playfulness in the child education: ways that empower the social literacy in the first childhooden
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8897176542462072
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o Ensino e suas metodologias.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_dv_me_bauru.pdf
Tamanho:
7.16 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: