Publicação: Análise estatística de questões socioeconômicas do questionário da Vunesp dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Química da Unesp/ Araraquara durante o período de 2004 a 2023
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Capela, Marisa Veiga 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O grau de escolaridade da mãe, a carga horária de trabalho do estudante, a renda familiar mensal e a sua classificação quanto à sua cor de pele são questões abordadas no questionário socioeconômico da Unesp. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo analisar a condição socioeconômica do aluno inscrito nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química do Instituto de Química da UNESP Araraquara nos anos de 2004 a 2023 (estudo piloto). Os microdados foram analisados pelo teste de Qui-Quadrado com auxílio de uma planilha implementada no software Excel com o objetivo de verificar se existe associação entre os grupos (anos) e as variáveis (questões). Além de uma análise descritiva dos dados uma comparação entre os cursos também foi realizada. Dessa forma, espera-se que esse trabalho possa auxiliar gestores da instituição a conhecer melhor o público-alvo, visando adaptar o ensino e as ações de inclusão e permanência levando em consideração a condição socioeconômica dos alunos que ingressam nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Unesp de Araraquara.
Resumo (inglês)
The mother's level of education, the student's working hours, monthly family income and their classification regarding their skin color are issues addressed in the Unesp socioeconomic questionnaire. In this sense, this work aims to analyze the socioeconomic condition of students enrolled in the Bachelor's and Bachelor's Degree courses in Chemistry at the Institute of Chemistry at UNESP-Araraquara in
the years 2004 to 2023 (pilot study). The microdata were analyzed using the Chi-Square test with the aid of a spreadsheet implemented in Excel software with the aim of verifying whether there is an association between the groups (years) and the variables (questions). In addition to a descriptive analysis of the data, a comparison between the courses was also carried out. In this way, it is expected that this work can help the institution's managers to better understand the target audience, aiming to adapt teaching and inclusion and retention actions taking into account the socioeconomic condition of students who enter the Bachelor's and Bachelor's Degree courses in Chemistry at Unesp in Araraquara.
Descrição
Palavras-chave
Estatística, Fatores socioeconômicos, Universidades e faculdades - Ingresso, Educação, Química
Idioma
Português