Publicação: Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pigati, Leonardo Citadine | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T11:26:31Z | |
dc.date.available | 2023-06-01T11:26:31Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como ponto de partida fazer uma análise das contribuições do Programa Residência Pedagógica – Núcleo: Educação Física – Unesp Rio Claro na formação do residente, a partir da problemática de formar um professor reflexivo. Objetivamente buscou-se compreender se o Programa Residência Pedagógica trouxe contribuições para a reflexão e a análise da prática por meio das estratégias de formação que foram utilizadas. Metodologicamente elegeu-se como estratégia na pesquisa qualitativa, o estudo documental complementado por trabalhos de narrativa cientifica provenientes do relato de experiencia e da auto etnografia na qual o pesquisador torna-se sujeito da pesquisa, fundamentado na capacidade de expressar sua reflexibilidade. Aponta-se como aspectos significativos, as singularidades do PRP e as semelhanças com o estágio supervisionado, os instrumentos formativos de reflexão construídos a partir do portfólio, casos de ensino, análise de prática entre um vai-e-vem entre teoria e prática onde a mobilização de saberes acontece seguindo um itinerário. Para além das dicotomias entre Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado, teoria e prática, o trabalho permitiu visualizar aspectos do exercício de uma profissionalidade docente. Portanto, há contribuições e limites do programa identificadas através da do processo de discussão, mas que se evidencia como um achado pensar a Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado como projetos complementares e, não, em oposição ou substituição dentro de uma perspectiva de se formar para uma profissão. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/243843 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Professor reflexivo | pt |
dc.subject | Residência pedagógica | pt |
dc.subject | Educação fisica | pt |
dc.title | Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física | pt |
dc.title.alternative | New teaching policies in teacher training: the pedagogical residency in physical education | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- pigati_lc_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 851.42 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- pigati_lc_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 367.12 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: