Logotipo do repositório
 

Publicação:
Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física

dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.authorPigati, Leonardo Citadine
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-06-01T11:26:31Z
dc.date.available2023-06-01T11:26:31Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEsse trabalho teve como ponto de partida fazer uma análise das contribuições do Programa Residência Pedagógica – Núcleo: Educação Física – Unesp Rio Claro na formação do residente, a partir da problemática de formar um professor reflexivo. Objetivamente buscou-se compreender se o Programa Residência Pedagógica trouxe contribuições para a reflexão e a análise da prática por meio das estratégias de formação que foram utilizadas. Metodologicamente elegeu-se como estratégia na pesquisa qualitativa, o estudo documental complementado por trabalhos de narrativa cientifica provenientes do relato de experiencia e da auto etnografia na qual o pesquisador torna-se sujeito da pesquisa, fundamentado na capacidade de expressar sua reflexibilidade. Aponta-se como aspectos significativos, as singularidades do PRP e as semelhanças com o estágio supervisionado, os instrumentos formativos de reflexão construídos a partir do portfólio, casos de ensino, análise de prática entre um vai-e-vem entre teoria e prática onde a mobilização de saberes acontece seguindo um itinerário. Para além das dicotomias entre Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado, teoria e prática, o trabalho permitiu visualizar aspectos do exercício de uma profissionalidade docente. Portanto, há contribuições e limites do programa identificadas através da do processo de discussão, mas que se evidencia como um achado pensar a Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado como projetos complementares e, não, em oposição ou substituição dentro de uma perspectiva de se formar para uma profissão.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243843
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectProfessor reflexivopt
dc.subjectResidência pedagógicapt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.titleNovas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação físicapt
dc.title.alternativeNew teaching policies in teacher training: the pedagogical residency in physical educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pigati_lc_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
851.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pigati_lc_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
367.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: