Logotipo do repositório
 

Publicação:
O espetáculo midiático e as implicações educativas: os programas educacionais sob a égide da cultura digital

dc.contributor.advisorLastória, Luíz Antônio Calmon Nabuco [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Getúlio de Souza
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-09-15T18:20:59Z
dc.date.available2022-09-15T18:20:59Z
dc.date.issued2022-08-05
dc.description.abstractPropôs-se, neste trabalho, investigar, no âmbito da educação escolar, as atribuições midiáticas referentes às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, considerando-se que estas estão progressivamente inseridas nos projetos de educação tecnológica de cunho digital. Assentando-se em discussões empreendidas por autores da Teoria Crítica da Sociedade, questiona-se o desenvolvimento de potencialidades críticas dos estudantes em sua forma consubstanciada, visto que a prioridade digital reproduz os atributos da espetacularização imagética, da semiformação educacional e da administração algorítmica presente no capitalismo de “plataforma”. Buscou-se, também, por meio da Hermenêutica Objetiva, elucidar as contradições educacionais oriundas do dirigismo didático, quando das análises de recortes documentais extraídos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e do Currículo Paulista (2019/2020), bem como dos estudos da literatura produzida nos últimos anos, com vistas a conjeturar as aporias da práxis docente e os desafios formativos no ensino básico quando permeados, prioritariamente, pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Os resultados apontam que a educação escolar, ao ser absorvida pelo espetáculo midiático da “cultura digital”, reduz a mediação pedagógica ao imediatismo tecnológico, inviabilizando sua natureza formativa.pt
dc.description.abstractThey proposed, in this work, to investigate, in the scope of school education, the media attributions referring to the Digital Technologies of Information and Communication - DTIC, considering that these are progressively inserted in the projects of technological education of digital nature. Based on discussions undertaken by authors of the Critical Theory of Society, the development of students' critical potentialities in theeir consubstantiated form is questioned, since the digital priority reproduces the attributes of imagery spectacularization, educational semi-formation and algorithmic administration present in the “platform” capitalism. This study also looked for elucidating the educational contradictions of Objective Hermeneutics arising from the didactic direction on documentary clippings extracted from the National Common Curricular Base - NCCB (2018) and from the Paulista Curriculum (2019/2020), as well as from studies of the literature produced in the last few years. years, with a view to conjecture the aporias of the teaching praxis and the formative challenges in basic education when permeated, primarily, by the Digital Technologies of Information and Communication. The results indicate that school education, when absorbed by the media spectacle of “digital culture”, reduces pedagogical mediation to technological immediacy, making unfeasible its formative nature.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236589
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEspetacularizaçãopt
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectCultura digitalpt
dc.subjectCurrículo paulistapt
dc.subjectTDICpt
dc.subjectSpectacularizationen
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectSão Paulo curriculumen
dc.titleO espetáculo midiático e as implicações educativas: os programas educacionais sob a égide da cultura digitalpt
dc.title.alternativeThe media spectacle and the educational implications: educational programs under the aegis of digital cultureen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTeorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lima_gs_dr_par_arafcl.pdf
Tamanho:
732.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lima_gs_dr_int_arafcl.pdf
Tamanho:
1.57 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: