Publicação:
Gestão e avaliação educacional na escola de educação básica

dc.contributor.authorHonda, Jacqueline Lima
dc.contributor.authorHernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:35Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis research has been conducted with the objective of identifying the similarities and the differences between the school management system proposed by the government and the school management system applied on a daily basis by the school management team. This management team is composed by the school principal, the coordinator teacher, and the educational supervisor of a school in the inner state of Sao Paulo. Data is being collected researching the references already existed about the school management system, documents and files of the school, and by an interview with the management team. It is expected that this research will identify the close and the distant aspects between the evaluation of the management team about itself and the evaluation conducted by the school in the process of educational evaluations. The data obtained through this research job is being analyzed considering its quality aspects.en
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar as aproximações e os tensionamentos entre a gestão escolar proposta pelas políticas governamentais e a gestão escolar realizada a partir da atuação cotidiana do trio gestor da escola. Participam deste estudo a diretora, a professora coordenadora e a supervisora de ensino de uma escola de educação básica do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados está sendo realizado um levantamento dos referenciais teóricos já construídos na área da gestão escolar, levantamento de documentos da escola e entrevistas semi-estruturadas com o trio gestor. Espera-se que este estudo identifique os aspectos que aproximam e distanciam os resultados alcançados pela equipe gestora da escola, ao se auto-avaliar, daqueles resultados obtidos pela escola nos processos das avaliações educacionais. Os dados obtidos neste trabalho de investigação estão sendo analisados com base nos aspectos qualitativos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Sao Paulo, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Sao Paulo, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent92-97
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5747/ch.2012.v09.n2.h129
dc.identifier.citationColloquium Humanarum, v. 9, n. 2, p. 92-97, 2012.
dc.identifier.doi10.5747/ch.2012.v09.n2.h129
dc.identifier.issn1809-8207
dc.identifier.lattes2793290683138177
dc.identifier.orcid0000-0002-0667-882X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114923
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofColloquium Humanarum
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAdministração Escolarpt
dc.subjectSupervisão de Ensinopt
dc.subjectAvaliação Educacionalpt
dc.titleGestão e avaliação educacional na escola de educação básicapt
dc.title.alternativeManagement system and educational evaluation in schoolen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2793290683138177[2]
unesp.author.orcid0000-0002-0667-882X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentAdministração e Supervisão Escolar - FFCpt

Arquivos