Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdos

dc.contributor.authorJesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:40Z
dc.date.available2016-06-28T17:31:40Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractDiante da necessidade de uma formação específica do professor que atua em classes de EJA, nossa pesquisa tem o objetivo de investigar quais as especificidades consideradas por futuros professores de Física ao prepararem e desenvolverem em sala de aula uma sequência didática para uma classe de jovens e adultos. A primeira etapa da pesquisa constituiu a aplicação de um questionário, que denominamos “Questionário Exploratório”. O objetivo da utilização deste instrumento foi investigar o imaginário dos licenciandos sobre alguns temas relevantes ao pensarmos numa proposta didática para a EJA, dentre elas, a necessidade do professor dessa modalidade realizar uma seleção de conteúdos tendo em vista o perfil dos alunos e a carga horária do curso, que é bastante reduzida se comparada ao chamado ensino regular. A partir das respostas dos licenciandos para a questão sobre como elaborariam um conteúdo programático, foi possível identificar ao menos dois importantes critérios presentes em seus imaginários sobre a seleção de conteúdos. O primeiro critério indicado é a realização da seleção a partir de conteúdos conceituais e voltados para o cotidiano, esta consideração está de acordo com as discussões sobre as características e necessidades dos alunos jovens e adultos, e também vai ao encontro de diversas propostas de Ensino de Física. Já o segundo critério, pautado no vestibular, deve ser pensado com cuidado, tendo em vista os objetivos e as necessidades dos jovens e adultos com relação à escola. Os discursos também indicam dificuldades dos licenciandos em realizar a seleção ou em incluir temas contemporâneos no conteúdo programático.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC), Bauru
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent3826-3836
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3826-3836
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-3826-3836.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139776
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSeleção de conteúdospt
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.titleEducação de jovens e adultos e o imaginário de licenciandos de física: critérios para a seleção de conteúdospt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-3826-3836.pdf
Tamanho:
37.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format