Publicação: Desenvolvimento de um simulador de voo em 6 graus de liberdade para aeronaves rígidas
dc.contributor.advisor | Abreu, Leandra Isabel de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Renato Matos de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T17:11:18Z | |
dc.date.available | 2022-03-15T17:11:18Z | |
dc.date.issued | 2022-03-07 | |
dc.description.abstract | Flight simulators has been a increasingly important tool for pilots training and also for aircrafts design, being able to predict aircraft’s response without have to spend too much money building a prototype, and avoiding possibles accidents in case of a failure that may happen during project development. For this reason, flight simulators’ demand has being increasing, both in academic area for research and the industry. In this work was developed a desktop flight simulator, using the computer program Simulink jointly with Flight Gear 2018.2.2 to transmit the grafic image of the aircraft. For the implementation the equation of motion of a rigid body with 6 deegres of freedom was solved. To solve the differential equations was used the Simulink, using Runge-Kutta 4th order method. When starting the simulation the pilot can visualize and control the aircraft using the command of control surfaces and engine power. | en |
dc.description.abstract | Simuladores de voo tem sido uma ferramenta cada vez mais importante para treinamento de pilotos, e também para projetos, sendo capaz de prever como será o comportamento de uma aeronave sem ser necessário gastar uma grande quantidade de dinheiro para a construção de um protótipo do projeto, e desta forma também, evitando assim acidentes por possíveis falhas que podem vir a ocorrer durante o desenvolvimento de um projeto. Por esses motivos, a demanda por simuladores de voo tem aumentado cada vez mais, tanto nas indústrias quanto na área acadêmica. Neste trabalho foi desenvolvido um simulador de voo para desktop, utilizando o programa Simulink conjuntamente com o Flight Gear 2018.2.2 para transmissão da imagem gráfica da aeronave. Para sua implementação foram resolvidas as equações do movimento de uma aeronave de corpo rígido de 6 graus de liberdade. Para resolução das equações diferenciais foi utilizado o próprio Simulink, utilizando o método de integração numérica de Runge-Kutta de 4ª. Ao iniciar a simulação é possível vizualizar e controlar a aeronave a partir de entradas de comando das superfícies de controle e da potência do motor | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/217203 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Aeronáutica | pt |
dc.subject | Dinâmica | pt |
dc.subject | Simuladores de voo | pt |
dc.subject | MATLAB (Programa de computador) | pt |
dc.title | Desenvolvimento de um simulador de voo em 6 graus de liberdade para aeronaves rígidas | pt |
dc.title.alternative | Development of a flight simulator in 6 degrees of freedom for rigid aircraft | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vista | pt |
unesp.undergraduate | Engenharia Aeronáutica - CESJBV | pt |
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