A evolução dos estudos sobre o uso de trilhas ecológicas em unidades de conservação
dc.contributor.advisor | Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP] | |
dc.contributor.author | De Jesus, Izabelli Louise Troiani. [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T12:54:46Z | |
dc.date.issued | 2022-03-28 | |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA) é um domínio que permite a aproximação e sensibilização do sujeito com o meio ambiente. Trata-se de um tema recorrente e primordial ao equilíbrio das ações humanas e pode ser abordado de maneira formal ou informal em diferentes locais, por diferentes pessoas e ainda sim com o intuito de trazer informação e conhecimento, cujo sujeito tenha autonomia quanto aos seus próprios atos, visando atingir o maior número de pessoas possíveis. Neste caso, as Unidades de Conservação (UC), presentes em todo Brasil, são espaços com recursos e características naturais importantes e que permitem esse tipo de interação. As trilhas ecológicas oferecem oportunidade para a realização de diferentes tipos de atividades, tais como: esportivas, contemplativas, pesquisas, ensino de ciências e EA. Portanto, esta pesquisa comparou os tipos de experiências desenvolvidas no ambiente de trilhas ecológicas em Unidades de Conservação e verifica o que caracteriza a evolução desses estudos, usando como referência os trabalhos publicados em anais do ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. O procedimento metodológico utilizado foi a revisão sistemática da literatura com busca nos Periódicos da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) a partir do levantamento das publicações disponíveis nas plataformas digitais das edições do evento. A análise foi realizada em todas as edições, que são bienais e vão de 1997 a 2019, totalizando 12 edições com ênfase nos trabalhos que apresentem uma das seguintes palavras-chave: parque; unidades de conservação; trilhas. Nota-se que as trilhas ecológicas têm grande potencial para o desenvolvimento de atividades em EA, justamente quando realizadas em UC. As atividades de campo, de natureza: formal, informal ou não-formal tem crescido consideravelmente, abrindo espaços para desenvolvimento de várias atividades com escolas e a comunidade de modo geral. Portanto, este estudo contribui com resultados que permitam avaliar se há aumento significativo nos trabalhos publicados sobre o uso de trilhas em UC, e quais as características abordadas (natureza dos trabalhos, linha pedagógica, questões ambientais, entre outros) que possam contribuir para a área direcionando novos estudos, assim como proporcionar melhorias nas abordagens em EA. | pt |
dc.description.abstract | Environmental Education (EE) is a domain that allows the approach and awareness of the subject with the environment. This is a recurrent and primordial theme to the balance of human actions and can be addressed formally or informally in different places, by different people, and still with the aim of bringing information and knowledge, whose subject has autonomy regarding their own acts, aiming to reach as many people as possible. In this case, the Conservation Units (UC), present throughout Brazil, are spaces with important natural resources and characteristics that allow this type of interaction. The ecological trails offer the opportunity to carry out different types of activities, such as: sports, contemplative, research, science teaching and EE. Therefore, this research compared the types of experiences developed in the environment of ecological trails in Conservation Units and to verify what characterizes the evolution of these studies, using as reference the works published in the annals of ENPEC - National Meeting of Research in Science Teaching. The methodological procedure used was a systematic literature review with a search in the Journals of the Brazilian Association for Research in Science Education (ABRAPEC) based on a survey of publications available on the digital platforms of the event's editions. The analysis was carried out in all editions, which are biennial and run from 1997 to 2019, totaling 12 editions with an emphasis on works that present one of the following keywords: park; conservation units; trails. Note that ecological trails have great potential for the development of activities in EE, precisely when carried out in UC. Field activities, of a formal, informal or non-formal nature have grown considerably, opening spaces for the development of various activities with schools and the community in general. Therefore, this study contributes with results that allow us to assess whether there is a significant increase in published works on the use of trails in CU, and which characteristics are addressed (nature of the work, pedagogical line, environmental issues, among others) that can contribute to the area directing new studies, as well as providing improvements in approaches in EE. | en |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | |
dc.identifier.citation | JESUS, Izabelli Louise Troiani. A evolução dos estudos sobre o uso de trilhas ecológicas em unidades de conservação. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025. | |
dc.identifier.lattes | 7124384625917621 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1108-5671 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/296334 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Ensino de ciências | pt |
dc.subject | Ensino em ambiente não escolar | pt |
dc.subject | Revisão de literatura | pt |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Teaching in a non-school environment | en |
dc.subject | literature review | en |
dc.title | A evolução dos estudos sobre o uso de trilhas ecológicas em unidades de conservação | pt |
dc.title.alternative | The evolution of studies on the use of ecological trails in conservation units | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | aef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | aef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação para a Ciência - FC | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
unesp.researchArea | L4: Ciência, tecnologia, ambiente e desenvolvimento humano | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- jesus_ilt_me_bauru.pdf
- Tamanho:
- 995.68 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: