Logotipo do repositório
 

Publicação:
A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos

dc.contributor.authorOliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:31Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:31Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEsse trabalho é fruto da análise dos depoimentos de bolsistas do Subprojeto PIBID Pedagogia Alfabetização FFC que, contribuíram com seus relatos sobre suas impressões quanto às contribuições dos recursos de tecnologia assistiva na inclusão escolar de crianças com deficiências. O percurso escolhido para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o da abordagem qualitativa que contou com um procedimento para coleta e análise de dados. Realizou-se uma entrevista com os bolsistas PIBID vinculados ao Subprojeto Pedagogia FFC que acompanham, em parte de suas atividades, alunos com deficiência incluídos em classes do Ensino Fundamental nas duas escolas parceiras. Os dados revelaram que parte das atividades desenvolvidas pelos bolsistas se referiu ao planejamento, confecção e utilização dos recursos pelos alunos deficientes em atividades acadêmicas escolares e pretende-se apresentar sua visão sobre esse processo. O destaque que a ação presente na proposta desse Subprojeto impôs de conhecer, planejar, construir recursos que auxiliaram crianças com deficiências a comunicar-se com compreensão, na leitura e na escrita, reveste-se de considerável valor. Os ganhos situam-se na consolidação de uma prática pedagógica que, contempla a educação para todos, independente de suas características, necessidades e potencialidades.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.format.extent8947-8954
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8947-8954
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8947-8954.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141564
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectTecnologia assistivapt
dc.subjectRecursos didáticos adaptadospt
dc.titleA visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivospt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-8947-8954.pdf
Tamanho:
515.29 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format