Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática

dc.contributor.advisorMarques, Sandra Mari Kaneko [UNESP]
dc.contributor.authorAndrade, Érika Chiarello [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-07-11T18:00:27Z
dc.date.available2019-07-11T18:00:27Z
dc.date.issued2019-05-06
dc.description.abstractVários estudos recentes sobre gramática no âmbito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira têm apontado a necessidade de mudança de foco na maneira como ela tem sido ensinada em sala de aula. Muitas indagações têm sido feitas quanto ao modo mais eficaz de se ensinar gramática, a fim de contribuir para a competência comunicativa do aprendiz. Com o intuito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de gramática, Batstone (1994), assim como Larsen-Freeman (2003), propõem um modelo de ensino indutivo de gramática, denominado de ensino de gramática como habilidade. Assim, julgamos que tal abordagem de ensino pode representar um modo de fazer com que o aprendiz reflita sobre sua própria produção, no que tange à forma (estrutura), ao sentido (semântica) e ao uso (pragmática). O objetivo geral deste estudo é analisar como a abordagem gramatical é explorada, tendo como respaldo a teoria de gramática como habilidade de Batstone (1994), bem como os conceitos de ensino de gramática de Larsen-Freeman (2003) em duas unidades de dois materiais didáticos de língua estrangeira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, verificamos que poucas atividades de gramática são destinadas à comunicação para desenvolver o conhecimento procedimental, definido como o conhecimento pronto para ser usado, através de oportunidades que promovam a prática significativa do aluno na língua-alvo. Dentro dessa perspectiva, visamos propor algumas atividades adaptadas que possam incluir esse viés no ensino de gramática. Acreditamos que uma futura investigação poderia analisar qual é a percepção dos alunos com relação à proposta de ensino de gramática como habilidade.pt
dc.description.abstractSeveral recent studies on grammar in the field of foreign language teaching/learning have suggested to the need to shift focus on the way it has been taught in the classroom. Many inquiries have been made as to the most effective way of teaching grammar in order to contribute to the learner's communicative competence. Considering reflection on the teaching and learning of grammar, Batstone (1994), as well as Larsen-Freeman (2003), propose a model of inductive grammar teaching, known as teaching grammar teaching as skill. Thus, we consider that such an approach to teaching can represent a way of making the learner reflect on his or her own production, regarding form (language structure/syntax), meaning (semantics) and use (pragmatics). The general objective of this study is to analyze how such grammatical approach is explored, according to theories of grammar as skill (BATSTONE, 1994 and LARSEN-FREEMAN, 2003) of two units of two coursebooks. The methodology used in this research is, therefore, qualitative and interpretative. It was observed that few grammar activities are aimed at communication to develop procedural knowledge through opportunities that promote meaningful student practice in the target language. Within this perspective, we aim to propose some adapted activities that may include this bias in grammar teaching. We believe that a future investigation could analyze the students’ perception regarding the proposal of teaching grammar as skillen
dc.identifier.aleph000918396
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes7124628942184244
dc.identifier.orcid0000-0002-4755-5375
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182513
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de gramática como habilidadept
dc.subjectPropostas pedagógicaspt
dc.subjectAtividades de ensino de inglês como língua estrangeirapt
dc.subjectTeaching grammar as skillen
dc.subjectEnglish teaching activities as a second languageen
dc.subjectTeaching approachesen
dc.titleAnálise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramáticapt
dc.title.alternativeAnalysis of teaching material in English language: focus on teaching grammaren
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7124628942184244
unesp.advisor.orcid0000-0002-4755-5375
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaEnsino/Aprendizagem de Línguapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
andrade_ec_me_arafcl.pdf
Tamanho:
2.79 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: