Logotipo do repositório
 

Publicação:
A multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental

dc.contributor.advisorCurado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
dc.contributor.authorDe Lucci, Aline Grazielli [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-06-28T17:12:06Z
dc.date.available2017-06-28T17:12:06Z
dc.date.issued2017-04-27
dc.description.abstractA utilização de textos muldimodais em sala de aula é uma ferramenta que explorará a habilidade de leitura para a formação de um leitor multiletrado, isto é, capaz de interpretar um texto multimodal a partir da leitura visual e de escrita, relacionado especialmente ao gênero HQ e tira, presentes em diversos livros didáticos. Nessa perspectiva, esta pesquisa se insere por meio da análise do Currículo Municipal em concomitância com o material didático adotado por uma instituição municipal de ensino para verificar de que forma o gênero multimodal HQ e tira é abordado no Currículo e no material didático, correspondente ao 6º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o escopo dessa pesquisa é analisar o Currículo Municipal de Bauru e o livro adotado pela escola municipal sob a perspectiva dos gêneros multimodais HQ e tira e quais atividades estão relacionadas aos objetivos propostos por ambos os documentos. Para a realização dessa pesquisa, optou-se pela análise documental e pela abordagem qualitativa, por meio da análise percentual e de gráficos correspondentes ao objetivo geral proposto. Após a leitura e a análise dos documentos, os resultados demonstraram que a aplicação dos gêneros multimodais ainda é pequena em relação à utilização de outros tipos de gêneros e que, as atividades propostas pelo livro didático não eram direcionadas à exploração do gênero e suas leituras. Dessa forma, a pesquisadora propôs uma sequência didática que cumprisse o objetivo de se trabalhar a leitura dos elementos que caracterizam os gêneros tira e HQ.pt
dc.description.abstractThe use of multimodal texts in Portuguese Language classes is a tool that it explores reading ability to form a multiliteracy reader, that is, he will be able to understand a multimodal text by means of visual and write reading. It is related to Cartoon and Comic Strip genders that are inside the school material book adopted. Thus, this research regards to analyzing Education Curriculum Proposal of the Municipal School System according to the book adopted by a municipal school, and corresponding to Elementary 6 th grade. Therefore, the aim of this work is to analyze the Educational Curriculum Proposal of Bauru city and the book adopted concerning multimodal genders Cartoon and Comic strip and how activities are related to the aims proposed in both documents. In order to realize this work, we choose documental and qualitative analyzes as a methodology using graphics and ratio to explain the results. After reading and analyzing the documents the results showed that the using of multimodal genre is still insignificant according to other ones, and the activities purpose by scholar book are not addressed to explore this genre and its readings. Thus, the researcher proposed a teaching methodology sequence that aimed to work with reading elements that compose a cartoon and a comic strip.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000888224
dc.identifier.capes23001011069P5
dc.identifier.lattes7240993911301111
dc.identifier.orcid0000-0002-9315-0475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150983
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectLetramentopt
dc.subjectLíngua Portuguesa (Ensino fundamental)pt
dc.subjectHistórias em quadrinhospt
dc.titleA multimodalidade textual e a habilidade leitora: o caso de um livro didático do 6º ano do ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeMultimodality in texts and the reading ability: a study about a scholar book adopted to 6th grade in elementary schoolen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7240993911301111
unesp.advisor.orcid0000-0002-9315-0475
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras (Mestrado Profissional) - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaNão consta

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
delucci_ag_me_assis.pdf
Tamanho:
4.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: