Publicação:
Gênero, sexualidade e educação formal no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica entre 1990 e 2006

dc.contributor.authorVianna, Claudia Pereira
dc.contributor.authorCarvalho, Marilia Pinto de
dc.contributor.authorSchilling, Flavia Ines
dc.contributor.authorMoreira, Maria de Fatima Salum [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:09Z
dc.date.available2014-05-20T15:12:09Z
dc.date.issued2011-06-01
dc.description.abstractCet article présente les résultats de la recherche Démocratisation de la connaissance: recherche de pointe sur le genre et l'éducation formelle comme soutien pour formuler des agendas et des actions de politiques gouvernementales et non gouvernementales. Développée entre 2006 et 2007, elle visait à met re à jour, systématiser et diffuser la connaissance accumulée dans la production universitaire brésilienne sur les liens entre l'éducation formelle et les thématiques du genre, des femmes et/ou de la sexualité. Une banque de données contenant le titre et le résumé de 1 213 dissertations, thèses et articles a été constituée. Nous soulignons autant les défis théoriques, concernant une meilleure compréhension des concepts étudiés par cete enquête, que les défis méthodologique, comme la définition des descripteurs et des sources devant être examinées. Sa conclusion présente des tableaux et graphiques qui tracent un portrait initial des documents disponibles dans la base de données et indiquent que ces thématiques ont été l'objet d'un intérêt croissant sur la période étudiée.fr
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados da pesquisa Democratizando o conhecimento: o estado da arte sobre gênero e educação formal como subsídio para a formulação de agendas e ações de políticas governamentais e não governamentais. Desenvolvida entre 2006 e 2007, teve por objetivo atualizar, sistematizar e difundir o conhecimento acumulado na produção acadêmica nacional sobre a educação formal em seu cruzamento com as temáticas de gênero, mulheres e/ou sexualidade. Organizou-se um banco de dados com 1.213 títulos e resumos de dissertações, teses e artigos. Aqui destacamos os desafios de caráter teórico, voltados para uma melhor compreensão dos conceitos perseguidos pelo levantamento, e os de caráter metodológico, tais como a definição dos descritores e de fontes a serem investigadas. Concluímos com a apresentação de tabelas e gráficos que traçam um retrato inicial do material disponível na base e indicam que as temáticas foram objeto de interesse crescente dentro do período estudado.pt
dc.description.abstractThis paper refers to the results of a research called Democratizing knowledge: the state-of-the-art about gender and formal education as a resource to formulate governmental and nongovernmental agendas and political actions. Conducted through 2006-2007, it was meant to analyze, systematize and divulge the knowledge accumulated by the Brazilian academic production on the relationship between formal education and the themes of gender, women, and/or sexuality. It organized a database with the titles and abstracts of 1.213 dissertations, thesis, or papers. The present text highlights both the theoretical challenges, related to understanding the concepts pursued by the survey, and the methodological ones, such as descriptor definition and the sources to be investigated. It finally presents tables and graphics that draws an initial picture of the material available on the database and indicates the growing interest for these themes within the period studied.en
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUSP Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Educação
dc.format.extent525-545
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000200016
dc.identifier.citationEducação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 32, n. 115, p. 525-545, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302011000200016
dc.identifier.fileS0101-73302011000200016.pdf
dc.identifier.issn0101-7330
dc.identifier.lattes4510140191730970
dc.identifier.scieloS0101-73302011000200016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28290
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofEducação & Sociedade
dc.relation.ispartofsjr0,331
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectgêneropt
dc.subjectsexualidadept
dc.subjecteducação formalpt
dc.subjectlevantamento bibliográficopt
dc.subjectGenrefr
dc.subjectSexualitéfr
dc.subjectÉducation formellefr
dc.subjectÉtude bibliographiquefr
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectFormal educationen
dc.subjectBibliographic surveyen
dc.titleGênero, sexualidade e educação formal no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica entre 1990 e 2006pt
dc.title.alternativeGenré, sexualité et éducation formelle au Brésil: une analyse préliminaire de la production universitaire entre 1990 et 2006fr
dc.title.alternativeGender, sexuality and formal education in Brazil: a preliminary analysis of the academic production between 1990 and 2006en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4510140191730970
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-73302011000200016.pdf
Tamanho:
983.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: