Logotipo do repositório
 

Publicação:
A notícia como referência intermediária para o ensino da expressão escrita: o uso de ferramentas didáticas para o desenvolvimento de de capacidades de linguagem

dc.contributor.advisorManzoni, Rosa Maria [UNESP]
dc.contributor.authorPansani, Viviane Aparecida Sotana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-05-30T16:15:28Z
dc.date.available2017-05-30T16:15:28Z
dc.date.issued2017-03-24
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida tendo como foco o gênero textual notícia como meio articulador entre as práticas sociais e as práticas de linguagem na sala de aula. Apoiando-se nos referenciais teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2012), da Didática do grupo de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), no que diz respeito à transposição e modelização didática de gêneros e em estudos de autores brasileiros que publicam nessa linha (GONÇALVES, 2011; BARROS, 2012), a presente pesquisa apresenta a análise e os resultados de aprendizagem decorrentes do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) elaborada em torno do gênero notícia e utilizada para ampliar os domínios das capacidades da linguagem escrita, com uma turma do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo. Com base na concepção de que os alunos utilizam três capacidades de linguagem (de ação, discursiva e linguístico-discursiva) no processo da produção textual (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), a SD foi elaborada a fim de contemplar essas capacidades e levar os alunos a sua mobilização e, com isso, dominar o gênero ensinado. Para a transposição didática do referido gênero, foi elaborado um modelo didático que, por sua vez, possibilitou a elaboração da SD desenvolvida no ano escolar citado. A metodologia utilizada resultou em um conjunto de 11 oficinas e 23 atividades didáticas de linguagem, que contemplaram as quatro etapas da SD. Na primeira etapa foram desenvolvidas 3 oficinas e 10 atividades; na segunda, foi realizada 1 oficina e 1 atividade; na terceira, foram desenvolvidas 3 oficinas e 8 atividades e, finalmente, na quarta etapa, foram realizadas 4 oficinas e 4 atividades. Os resultados são ancorados na análise das produções iniciais e finais do gênero notícia, a partir das capacidades de linguagem distinguidas pelos referenciais que embasam esta pesquisa: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva; com enfoque avaliativo-comparativo para verificar se houve ampliação das capacidades de linguagem. Como produto da pesquisa, um caderno didático denominado “Gênero Notícia: proposta de ensino de produção textual para os anos iniciais do Ensino Fundamental”, foi construído, e será disponibilizado aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental como uma ferramenta pedagógica para contribuir no planejamento de suas ações didáticas realizadas no ensino, de modo sistematizado.pt
dc.description.abstractThis research was undertaken with the gender focus textual news as a means articulator between social practices and language practices in the classroom. Relying on theoretical and methodological frameworks of Interacionism Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2012), Didactic of the Geneva group (SCHNEUWLY;. DOLZ, 2004), with regard to the transposition and didactic modeling of genres and studies of Brazilian authors who publish this line (GONÇALVES, 2011; BARROS, 2012), this research presents the analysis and the learning outcomes of the development of a Didactic Sequence (SD) developed around the news genre and used to expand areas of skills of written language, with a class of 5th grade of elementary school, a public school in the state of São Paulo. Based on the concept that students use three language skills (action, discursive and linguistic-discursive) in the text written production process (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), the SD was developed in order to include these capabilities and take students their mobilization and thereby dominate the genre taught. For the didactic transposition of that genre, it designed a teaching model that, in turn, enabled the development of the SD developed in the school year cited. The methodology used resulted in a set of 11 workshops and 23 educational activities language, which contemplated the four stages of SD. In the first stage have been developed 3 workshops and 10 activities; the second was held one workshop and one activity; the third were developed workshops 3 and 8 activities and finally, the fourth stage, there were 4 workshops and 4 activities. The results are anchored in the analysis of initial production and final news genre, from the language capabilities distinguished by references that support this research: action capability, discursive capacity and linguistic-discursive capacity; Evaluative-comparative approach to see if there was an increase of language skills. As the research product, a didactic book called "Gender News: proposal for textual production for the early years of elementary school" was built, and will be available to teachers in the early years of elementary school as an educational tool to help in planning their didactic actions taken in education, systematic way.en
dc.identifier.aleph000886755
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150755
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt
dc.subjectModelização didáticapt
dc.subjectSequência didáticapt
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesa nos anos iniciaispt
dc.subjectGênero textual notíciapt
dc.subjectInteracionism sociodiscursivoen
dc.subjectDidactic modelingen
dc.subjectFollowing teachingen
dc.subjectEnglish language teaching in the early yearsen
dc.subjectTextual genre Newsen
dc.titleA notícia como referência intermediária para o ensino da expressão escrita: o uso de ferramentas didáticas para o desenvolvimento de de capacidades de linguagempt
dc.title.alternativeThe news as an intermediate reference for the teaching of written expression: the use of didactic tools for the development of language abilitiesen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o ensino e suas metodologiaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pansani_vas_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.52 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.06 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: