Educação ambiental no ensino fundamental - anos iniciais: análise curricular da transversalidade
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A educação ambiental é um tema previsto por todos os documentos normativos educacionais,
inclusive o último realizado, a Base Nacional Comum Curricular, que deve estar presente em
todas as disciplinas devido a sua capacidade integradora e contextualizada com a sociedade.
Entretanto com o surgimento das escolas de período integral por meio da ampliação da
jornada letiva a educação ambiental passou a ser aplicada como disciplina nas duas escolas de
período integral presentes numa cidade de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo.
O presente trabalho apresenta uma investigação de análise documental sobre os elementos
constituintes dos planos de ensino para compreender a organização curricular da disciplina
“Oficina de Educação Ambiental” nestas escolas, além de identificar as possibilidades e
ligações que os temas abordados estabelecem e contribuem para a formação do aluno,
reforçando a importância da educação ambiental no ambiente escolar. Os planos de ensino
selecionados para a análise referem-se ao ano letivo de 2022 pois anterior a isto a educação
ficou marcada por alguns anos de medidas de distanciamento social aplicadas para conter o
avanço da pandemia de COVID-19. Foi possível identificar que os conteúdos constituintes da
disciplina de educação ambiental são associados aos outros conteúdos previstos pela Base
Nacional Comum Curricular, mas por conta da seleção desenvolvida visando atingir os
objetivos da educação ambiental são capazes de refletir para um trabalho coletivo associado a
outras disciplinas , ampliando e estabelecendo novos horizontes aos assuntos aprendidos pelos
alunos.
Resumo (inglês)
Environmental education is a theme foreseen by all educational normative documents,
including the last one, the National Common Curricular Base, which must be present in all
disciplines due to its integrating capacity and contextualized with society. However, with the
emergence of full-time schools through the expansion of the school day, environmental
education began to be applied as a discipline in the two full-time schools present in a small
city in the interior of the State of São Paulo. The present work presents an investigation of
documental analysis on the constituent elements of the teaching plans to understand the
curricular organization of the discipline "Environmental Education Workshop" in that schools,
in addition to identifying the possibilities and connections that the approached themes
establish and contribute to the importance of environmental education in the school
environment. The teaching plans selected for the analysis refer to the 2022 school year, as
before that, education was marked by some years of social distancing measures applied to
contain the advance of the COVID-19 pandemic. It was possible to identify that the
constituent contents of the subject of environmental education are associated with the other
contents provided by the National Common Curricular Base, but due to the selection
developed aiming to achieve the objectives of environmental education, they are capable of
reflecting for a collective work associated with other subjects, expanding and establishing new
horizons to the subjects learned by the students.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Ensino de período integral, Base Nacional Comum Curricular, Transversalidade, Environmental education, Full-time schools, National Common Curricular Base, Transversal theme
Idioma
Português

