Logotipo do repositório
 

Publicação:
Interações bióticas para ensino médio: conhecendo e reconhecendo um mundo comumente despercebido

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Noll, Maria Stela Maioli Castilho

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBILCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As Interações Bióticas consistem em uma ação efêmera ou duradoura compartilhada por dois ou mais organismos, podendo ser Intraespecíficas ou Interespecíficas e Harmônicas ou Desarmônicas, as quais são: Colônia, Sociedade, Canibalismo, Competição, Comensalismo, Inquilinismo, Epifitismo, Foresia, Simbiose, Protocooperação, Predação, Herbivoria, Amensalismo, Parasitismo, Parasitoidismo, Esclavagismo e Alelopatia. Os objetivos para o estagiário foram aumentar o contato do estagiário com o ambiente escolar e rotina da profissão de professor e complementar o conhecimento prático e, para os alunos, entender as Interações Bióticas, sua importância, reconhecer os principais exemplos e tornar perceptível uma “realidade biologicamente discreta”. O projeto de estágio enquadrava-se na categoria “Didática”, foi realizado em uma instituição de ensino privada e teve como atividades desenvolvidas a observação e a regência de aulas, sendo realizado totalmente de modo remoto. A observação de aulas abrangeu os três anos do Ensino Médio. A regência de aulas consistiu na realização de um mini-curso sobre Interações Bióticas, constituído de duas aulas práticas (primeira aula e última aula do curso), de sete aulas teóricas, de uma aula de exercícios e de uma aula de revisão (montagem de quadro de revisão e realização de revisão com imagens). Os principais acertos dos alunos na primeira aula prática foram relacionados às Interações Bióticas de Predação, Herbivoria e Competição e os principais erros e confusões na última aula prática basearam-se nas Interações Bióticas com definições parecidas, como no caso de Inquilinismo e Epifitismo. Foi possível concluir que a observação e a regência de aulas são importantes em diferentes aspectos e que os objetivos propostos foram atingidos.

Resumo (inglês)

Biotic Interactions consist of an ephemeral or lasting action shared by two or more organisms, which can be Intraspecific or Interspecific and Harmonic or Disharmonic, which are: Colony, Society, Cannibalism, Competition, Commensalism, Inquilinism, Epiphytism, Foresy, Symbiosis, Protocooperation, Predation, Herbivory, Amensalism, Parasitism, Parasitoidism, Slavery and Alellopathy. The objectives for the intern were to increase the intern's contact with the school ambience and routine of the teaching profession and complement practical knowledge and, for the students, to understand the Biotic Interactions, their importance, recognize the main examples and make perceptible a “biologically discrete reality”. The internship project fit in the “Didactics” category, was carried out in a private educational institution and had as activities the observation and teaching, being carried out completely remotely. The observation covered the three years of high school. The teaching consisted of a mini-course on Biotic Interactions, consisting of two practical classes (first and the last class), seven theoretical classes, an exercise class and a review class (assembly of review board and performing a review with images). The main successes of the students in the first practical class were related to the Biotic Interactions of Predation, Herbivory and Competition and the main mistakes and misunderstood in the last practical class were based on the Biotic Interactions with similar definitions, as in the case of Inquilinism and Epiphytism. It was possible to conclude that the observation and the conduction of classes are important in different aspects and that the proposed objectives were achieved.

Descrição

Palavras-chave

Ecologia, Biologia (Ensino médio), Didática, Ecology, Biology (High School), Didactic

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação