Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP

dc.contributor.advisorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
dc.contributor.advisorRinaldi, Renata Portela [UNESP]
dc.contributor.authorSantana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.issued2013-07-17
dc.description.abstractA presente investigação vincula-se a linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente. O objetivo principal é analisar como a disciplina de Libras foi incorporada no currículo do curso de formação inicial de professor na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, em atendimento ao que dispõe o Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Assim, em se tratando do processo de inclusão educacional de alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e sua regulamentação por meio desse Decreto foram fundamentais, principalmente, pelo fato de preverem a inclusão da disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura. Para alcançar os objetivos propostos adotamos a abordagem qualitativa, utilizando os seguintes métodos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental produzida sobre o tema no período de 2005 a 2010. Os dados documentais foram coletados por meio de um levantamento inicial das matrizes curriculares nos 23 (vinte e três) campi da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP, em especial os que possuíam o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Todavia, quatro cursos foram selecionados a partir da leitura dos ementários das disciplinas e matrizes curriculares dos cursos...pt
dc.description.abstractThis investigation is linked to the line of research Formative Processes and Practices in Education of the Postgraduate Program in Education at UNESP / Presidente Prudente. The paper aims at analyzing how the discipline of Brazilian Sign Language (Libras) was incorporated into the curriculum of initial teacher training in Pedagogy at the Universidade Estadual Paulista - UNESP, in compliance with the provisions of Decree No. 5626 of December 22, 2005. Thus, in the case of the process of educational inclusion of deaf students, recognition of sign language and its regulation by this Decree were crucial mainly due to the fact of foreseeing the inclusion of the subject in the curricula of Libras of degree courses. To achieve the proposed objectives it was adopted a qualitative approach, using the following methods: the bibliographical and documentary research of theoretical work built on the theme, produced in the period 2005-2010. The documentary data were collected through a baseline survey of curriculum matrices in 23 (twenty three) campuses Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, especially those who possessed the course of Full Degree in Education. However, four strokes were selected from the reading of ementários of disciplines and curriculum matrices of courses... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent124 f. : il.
dc.identifier.aleph000732019
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationSANTANA, Jane Aparecida de Souza. Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP. 2013. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
dc.identifier.filesantana_jas_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes7346754405819238
dc.identifier.lattes9947031359755735
dc.identifier.orcid0000-0001-7772-6705
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92250
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectEducationpt
dc.titleAnálise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESPpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9947031359755735[2]
unesp.advisor.orcid0000-0001-7772-6705[2]
unesp.author.lattes7346754405819238
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.researchAreaPráticas e Processos Formativos em Educaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santana_jas_me_prud.pdf
Tamanho:
1.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format