Logotipo do repositório
 

Publicação:
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente

dc.contributor.authorGatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Dirceu da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:19Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:19Z
dc.date.issued2004-12-01
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos.pt
dc.description.abstractThe main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis.en
dc.description.affiliationUnicamp Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência
dc.description.affiliationUnicamp Faculdade de Educação Departamento de Metodologia de Ensino
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência
dc.format.extent491-500
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300012
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 491-500, 2004.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000300012
dc.identifier.fileS1516-73132004000300012.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.scieloS1516-73132004000300012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26459
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectHistória da Ciênciapt
dc.subjectatração gravitacionalpt
dc.subjectconcepções alternativaspt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectformação inicial de docentespt
dc.subjectHistory of Scienceen
dc.subjectgravitational attractionen
dc.subjectalternative conceptionsen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectprospective teachers' educationen
dc.titleA história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docentept
dc.title.alternativeHistory of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132004000300012.pdf
Tamanho:
302.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: