Logo do repositório

Práticas colaborativas inclusivas em escola de período integral no ensino fundamental-anos finais

dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.authorJustino, Laura Regina Paniagua [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências - UNESP- Bauru
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-02T11:52:50Z
dc.date.issued2025-03-13
dc.description.abstractDiante das demandas específicas das escolas de tempo integral e da necessidade de atender a todos os alunos matriculados, torna-se imprescindível compreender as necessidades internas dessas instituições, à luz dos direitos assegurados pelas leis que regem a educação nacional, especialmente no que se refere à Educação Especial. Com o intuito de analisar a realidade de uma escola de Ensino Fundamental II, de tempo integral, esta pesquisa se configura como um estudo que visa contribuir para a implementação de políticas públicas voltadas à promoção de práticas colaborativas. Nesse sentido, o objetivo principal é descrever e analisar a implementação de práticas colaborativas entre professores do ensino comum e da Educação Especial em uma escola de Ensino Fundamental II, de tempo integral. O desenvolvimento da pesquisa foi estruturado em duas etapas. Na primeira, foram realizados encontros formativos com os professores, com o objetivo de desenvolver repertórios pedagógicos voltados ao atendimento das necessidades de aprendizagem de todos os alunos, subsidiando a implementação de um projeto piloto de práticas colaborativas. Na segunda etapa, foi executado o referido projeto piloto, com a finalidade de caracterizar e analisar as práticas colaborativas entre os professores do ensino comum e os da Educação Especial. Os resultados evidenciaram que a formação continuada é fundamental para sensibilizar e capacitar os docentes. No entanto, sua efetividade está condicionada à realização de ações práticas, à presença de apoio institucional e à disponibilidade de tempo para o planejamento conjunto. Apesar dos desafios enfrentados — como a escassez de recursos, a limitação temporal e as dificuldades de articulação entre disciplinas —, o trabalho colaborativo revelou-se promissor ao fomentar estratégias pedagógicas diversificadas, fortalecer a troca de saberes e ampliar a participação de todos os alunos nas atividades propostas. Constatou-se, ainda, que a consolidação de uma cultura escolar inclusiva exige ações concretas, como mudanças na organização da escola e políticas públicas que incentivem e sustentem a colaboração contínua, especialmente no contexto das escolas de tempo integral.pt
dc.description.abstractGiven the specific demands of full-time schools and the need to serve all enrolled students, it is essential to understand the internal needs of these institutions, in light of the rights guaranteed by the laws that govern national education, especially with regard to Special Education. With the aim of analyzing the reality of a full-time Elementary School II, this research is configured as a study that aims to contribute to the implementation of public policies aimed at promoting collaborative practices. In this sense, the main objective is to describe and analyze the implementation of collaborative practices between regular education and Special Education teachers in a full-time Elementary School II. The development of the research was structured in two stages. In the first, formative meetings were held with the teachers, with the objective of developing pedagogical repertoires aimed at meeting the learning needs of all students, subsidizing the implementation of a pilot project of collaborative practices. In the second stage, the aforementioned pilot project was implemented with the purpose of characterizing and analyzing collaborative practices between regular education teachers and Special Education teachers. The results showed that ongoing training is essential to raise awareness and train teachers. However, its effectiveness is conditioned on the implementation of practical actions, the presence of institutional support and the availability of time for joint planning. Despite the challenges faced — such as the scarcity of resources, time constraints and difficulties in articulating between disciplines — the collaborative work proved to be promising in fostering diversified pedagogical strategies, strengthening the exchange of knowledge and increasing the participation of all students in the proposed activities. It was also found that the consolidation of an inclusive school culture requires concrete actions, such as changes in the organization of the school and public policies that encourage and sustain ongoing collaboration, especially in the context of full-time schools. Keywords: Special Education; Inclusive Education; Collaborative Practices; Elementary Education; Full-Time School.en
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationJUSTINO, Laura Regina Paniagua. Práticas colaborativas inclusivas em escola de período integral no ensino fundamental-anos finais. 2025. 160 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.latteshttps://lattes.cnpq.br/5817633835416042
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4607-7690
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311648
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectPráticas colaborativaspt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEscola de período integralpt
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectCollaborative practicesen
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectFull-time schoolen
dc.titlePráticas colaborativas inclusivas em escola de período integral no ensino fundamental-anos finaispt
dc.title.alternativeInclusive collaborative practices in full-time elementary school-final yearsen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationb96d0b10-3bc3-47da-b68d-2880c7ce981d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb96d0b10-3bc3-47da-b68d-2880c7ce981d
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo18 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaDesenvolvimento e aprendizagempt
unesp.researchAreaAprendizagem e ensinopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
justino_lrp_dr_bauru_int.pdf
Tamanho:
4.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
justino_lrp_dr_bauru_par.pdf
Tamanho:
3.52 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: